Conheça os 5 Sabotadores que impedem você de crescer

2018-05-09T10:13:28+00:00

Pense em alguma coisa que você quer conquistar: ganhar mais dinheiro, entrar em forma, encontrar o amor da sua vida… provavelmente aquilo que você pensou também seja o objetivo de muita gente. Querer, todo mundo quer… A grande questão é: por que são tão poucos aqueles que realmente conseguem chegar lá? Parte da resposta está em uma única palavra: sabotadores. Existem sabotadores – que na maioria das vezes você não enxerga – que impedem você de crescer e alcançar seus objetivos. Podemos dividir esses sabotadores em 5 categorias:

1) Falta de clareza:

Você tem apenas uma ideia vaga do que você quer. É como uma visão embaçada que não te permite enxergar o caminho que irá te levar até lá. Quanto mais clara, específica, rica em detalhes for a sua visão, maior a sua chance obter sucesso. É a diferença entre uma pessoa que fala: “tenho que emagrecer” versus outra que diz: “minha meta é perder 6 quilos nos próximos 3 meses seguindo um cardápio feito por uma nutricionista especializada e um programa de treinos específico para perda de gordura na minha academia”.

Qual das duas você acha que tem mais chance de emagrecer? E para ficar mais interessante ainda, você poderia incluir algumas perguntas como: “como posso me divertir durante esse processo?”, “como posso aproveitar essa oportunidade para reeducar permanentemente minha alimentação e construir um estilo de vida mais saudável?”, etc…

2) Estratégia errada:

Às vezes a pessoa sabe o que quer, mas insiste em uma estratégia que simplesmente não funciona. Vamos supor que a sua meta seja aprender inglês para obter melhores oportunidades profissionais e ganhar mais dinheiro. A propósito, uma pesquisa da CATHO recente mostrou que quem fala inglês tem em média um salário 67% maior do que quem não fala. Para ilustrar, enquanto uma pessoa em cargo de gestão que não fala ganha 10 mil reais por mês, uma outra que possui o idioma recebe 17 mil.

Porém, na hora de escolher a estratégia, você opta por um daqueles métodos mirabolantes que nunca trazem resultados. Nesse caso, não adianta você se matar de estudar, investir mais horas, tempo, dinheiro, energia… porque esse caminho nunca vai te levar até lá. E olha… como eu canso de ver pessoas iludidas insistindo em estratégias erradas. Não importa o quão motivado você esteja, você nunca vai encontrar o pôr do sol correndo em direção a leste. Por isso, procure sempre por estratégias que comprovadamente funcionam (Coaching), vá atrás de pessoas que pessoas que passaram pelo processo obtiveram os resultados que você busca.

3) Falta de habilidades:

Para variar os exemplos, vamos imaginar agora que sua meta seja empreender! Daí chega um cunhado, um amigo, um primo e diz que “o que dá dinheiro hoje em dia” é abrir um site de vendas na internet. Você, mesmo sem entender nada desse universo, vai na dele e cria um site, compra estoque, paga plataforma, investe em publicidade, trabalha 14 horas por dia… o resultado? Como em 99% dos casos, você não vende nada e fica frustrado.

Cegado pela sua emoção, você não entende por que o negócio não deu certo. Mas, fazendo um exame de consciência sincero, você percebe que era óbvio desde o início que não daria certo. Para empreender e ter um negócio online de sucesso, é preciso antes desenvolver uma série de habilidades que você não possuía: marketing digital, logística, vendas, promoção, programação, design… Então, muitas vezes o seu sabotador é a falta de habilidades. A única forma de obter aquilo que você busca é desenvolvendo uma série de habilidades que você ainda não detém. Neste caso, você precisa ter consciência de que é necessário primeiro buscar esse desenvolvimento para que sua meta seja atingível.

4) Ambiente:

Em outros casos o seu maior sabotador pode ser o seu ambiente e aqui podemos dividir a palavra ambiente em algumas categorias.

Ambiente físico: o ambiente que você vive é um reflexo da vida que você leva. Se o seu quarto é uma bagunça, seu carro está sempre sujo, seu local de trabalho é uma total desorganização… isso já é uma boa indicação de como vão as coisas na sua vida. Para estar no seu melhor você deve viver em um ambiente que favoreça o alcance da alta performance.

Pessoas: quais são as pessoas com quem você mais passa tempo diariamente? Eu costumo dizer que você é a média das pessoas com quem mais convive. Então, aqueles que estão ao nosso redor têm um enorme impacto em nosso ambiente. Por isso, procure se livrar de pessoas tóxicas e, ao mesmo tempo, busque se cercar de pessoas que lhe engrandeçam, construindo estrategicamente um network de valor.

Rotina: como é o seu quotidiano? Quais são seus hábitos? Como você utiliza o tempo em que está no trânsito? A sua vida é o resultado de um conjunto de rituais que você pratica todos os dias do momento em que acorda até o momento que vai dormir. Isso também é parte determinante do ambiente que cria para si.

5) Psicológico:

O Budismo ensina que “somos aquilo que pensamos”. Pensamentos geram palavras, que geram ações, que geram atitudes, que geram hábitos, que determinam o nosso destino. Muitas vezes, o primeiro passo para qualquer mudança é uma limpeza mental, pois o sabotador está dentro de nós mesmos. Queremos algo, mas ao mesmo tempo sentimos medo, nos sentimos inseguros, temos um conflito interno pois não nos acreditamos capazes, dignos ou merecedores daquilo. Enquanto este conflito não for resolvido através de uma reprogramação mental, de uma alteração das crenças que você tem a respeito do mundo e de si mesmo, esse grande (e muitas vezes invisível) sabotador continuará lá, drenando sua energia, sua motivação e impedindo que você conquiste as coisas que você quer para sua vida.

Quais são os seus sabotadores?

Agora que você já conhece essas 5 categorias de sabotadores que impedem o seu progresso, pare um instante e responda: “Qual é o seu principal sabotador que está bloqueando o seu crescimento e o que você pretende fazer para se livrar dele imediatamente?”

 

Gostou? Então, acesse agora: www.paulomachado.com para saber mais.