Existem muitas maneiras de utilizar sua manhã de maneira eficiente, mas algumas das melhores ideias partem de pessoas extremamente bem-sucedidas como Howard Schultz, CEO da Starbucks.

Veja 8 coisas que pessoas bem-sucedidas fazem pela manhã:

1. Bebem limonada

Beber limonada assim que você acorda aumenta seus níveis de energia física e mental. Ao melhorar a absorção de nutrientes em seu estômago, ela proporciona um impulso de energia natural e estável que será mantido por todo o dia. Precisa ser a primeira coisa a ser ingerida de manhã (de estômago vazio) para garantir a absorção completa. Você também deve esperar de 15 a 30 minutos depois de bebê-la antes de comer (o horário perfeito para encaixar um exercício). Limões são alimentos repletos de nutrientes, como potássio, vitamina C e antioxidantes. Se você pesa menos de 68 kg, aproximadamente, faça a bebida com metade de um limão (e um inteiro se você pesa acima desse valor). Não beba a limonada sem água, pois pode prejudicar os dentes.

2. Fazem exercícios

Não é apenas Schultz que se exercita pela manhã. Richard Branson, Tim Cook e Bob Iger, presidente e CEO da Disney, acordam antes das 6 horas da manhã para movimentar seus corpos. Embora seus horários de despertar seja adiantado e a rotina de exercícios seja maluca, pesquisas apoiam esses esforços. Um estudo conduzido pelo Instituto de Pesquisa Eastern Ontario descobriu que as pessoas que se exercitam duas vezes por semana por 10 semanas consecutivas se sentiram mais competentes social, acadêmica e fisicamente. Um segundo estudo feito pelos pesquisadores da Universidade de Bristol revelou que pessoas que fazem exercícios diariamente têm mais energia e uma perspectiva mais positiva – duas atitudes essenciais para conseguir colocar qualquer coisa em prática. Fazer seu corpo se mexer por, pelo menos, 10 minutos libera GABA, um neurotransmissor que faz seu cérebro se sentir aliviado e com controle de seus impulsos. Se exercitar pela manhã garante que você terá tempo para isso e melhora seu auto-controle e níveis de energia pelo curso de todo o dia.

3. Se desconectam

Schultz começa seu dia com um email motivacional para seus funcionários. Depois se desconecta e dedica um tempo para os exercícios e para a família. Quando você acorda e mergulha diretamente nos seus emails, mensagens e no Facebook, fica mais propenso a perder o foco e suas manhãs são absorvidas pelo que as outras pessoas querem e precisam. É muito mais saudável reservar esses preciosos primeiros momentos da sua manhã para fazer algo relaxante, que transmita calma e um toque positivo no seu dia.

4. Tomam um café da manhã saudável

Pessoas que fazem essa refeição são menos propensas à obesidade, têm níveis de açúcar no sangue mais estáveis e tendem a sentir menos fome ao longo do dia. E essas são as estatísticas apenas para aquelas que comem qualquer coisa nessa fase do dia. Quando você tem um café da manhã saudável, as portas para um dia produtivo se abrem. Isso te proporciona mais energia, melhora sua memória no curto prazo e te ajuda a se concentrar mais intensamente e por períodos mais longos.

5. Praticam mindfulness

A meditação mindfulness tem se tornado cada vez mais popular entre os CEOs bem-sucedidos. Seu crescimento no mundo dos negócios é, em grande parte, devido aos enormes benefícios em relação à produtividade e ao bem-estar de maneira geral. Pesquisas mostram que o mindfulness combate o estresse, melhora sua habilidade de focar, impulsiona sua criatividade e aumenta sua inteligência emocional.

6. Estabelecem os objetivos para o dia

Benjamin Franklin era obcecado com o planejamento de seus dias. Toda manhã, ele acordava às 4 horas e preparava sua agenda meticulosamente. Quando você planeja seu dia da maneira mais cuidadosa possível, suas chances de alcançar seus objetivos de maneira bem-sucedida disparam. Uma dica é estabelecer suas metas diárias depois de praticar o mindfulness, pois essa sensação de calma e clareza ajudam no cumprimento das mesmas de maneira mais eficiente e específica.

7. Certificam-se de que seus objetivos são realistas

Não existe um motivo para estabelecer seus objetivos se eles não são realistas. Reserve um tempo para garantir que sua agenda possua períodos reservados para uma lista do que você precisa fazer. Uma boa regra é tornar o seu dia o mais intenso possível. Pense nas coisas que você tem a capacidade de fazer e que façam sua carreira avançar, não importa o quão assustadoras sejam as tarefas e a agenda. Quando você completa primeiro as tarefas difíceis, carrega uma energia positiva e um sentimento de dever cumprido pelo resto do seu dia.

8. Dizem não

“Não” é um palavra poderosa, que vai proteger as suas manhãs. Na hora de dizê-la, evite frases como “eu acho que não consigo” ou “eu não tenho certeza.” Dizer “não” para um compromisso novo honra a existência de outros já existentes – e o tempo da sua manhã é um compromisso importante. Uma pesquisa conduzida pela Universidade da Califórnia em San Francisco mostrou que quanto maior sua dificuldade para dizer “não”, mais propenso você estará para vivenciar estresse, exaustão e, até mesmo, depressão.

“O sucesso é a soma de pequenos esforços repetidos dia após dia.”
Robert Collier, escritor norte-americano

Extraído da Forbes Brasil: http://www.forbes.com.br/negocios/2017/08/8-coisas-que-pessoas-bem-sucedidas-fazem-antes-das-8-horas-da-manha/

Gostou? Então, acesse agora: www.paulomachado.com para saber mais.