O efeito que a disciplina pode ter em sua vida

6h00 da manhã. O despertador toca. É segunda-feira. O dia está longe de clarear ainda e os termômetros marcam 4º Celsius em Curitiba, a capital mais gelada do Brasil. Ainda assim, minha esposa acorda, coloca sua roupa e sai correr 10km.

Talvez ela nem se dê conta, mas o seu maior ganho com toda essa dedicação não é o seu condicionamento físico (que, claro, é muito bom também), mas o desenvolvimento de uma habilidade essencial para qualquer pessoa que aspire grandes realizações na vida: a disciplina. Isso é ainda mais valioso.

Disciplina é poder. Quanto mais disciplinado você for, maior o seu poder de realização.

Quem tem disciplina tem o poder de perder peso, aprender a tocar um instrumento, falar um novo idioma, transformar seus hábitos, gerenciar melhor seu tempo, construir um negócio de sucesso etc.

Ela é uma espécie de chave que abre o acesso a uma série de possibilidades para sua vida.

A boa notícia é que, diferente dos talentos (que vêm de nascença), a disciplina é uma habilidade e, como qualquer habilidade, pode ser desenvolvida, está ao alcance de todos.

Ainda assim, por que são tão poucos aqueles que conseguem viver uma vida disciplinada? Porque esta é mais uma das habilidades essenciais que nunca nos foi ensinada em nosso processo de formação – e que acaba fazendo muita falta.

 

Mas, afinal, o que é disciplina?

Uma definição que eu gosto muito é essa:

“Disciplina é fazer o que você tem que fazer, quando tem que fazer, esteja com vontade ou não.”

Para simples? E realmente é, mas isso não quer dizer que seja fácil. Na hora de fazer é preciso método, estratégia e muita prática.

Pegue esse texto, por exemplo… por que eu o escrevo? Porque dedico meu tempo para escrevê-lo? Com certeza eu poderia estar fazendo outras coisas neste momento. Então, existe uma motivação por trás, qual é?

Gerar leads (visitantes qualificados) para o meu site? Ajudar pessoas a pararem e ter um momento de reflexão? Porque gosto de ver o efeito que isso tem nas pessoas que me respondem? Tudo isso é válido. Mas, existe também um outro propósito por trás. No planejamento que fiz para o meu futuro, uma das habilidades essenciais que preciso ter é: saber escrever bem para poder me conectar com as pessoas.

Portanto, a lógica é a seguinte: Preciso aprender a escrever bem – para isso preciso de muita prática – para isso preciso de disciplina.

 

Se não está convencido, pense pelo outro lado

Se você ainda não está convencido de por que é tão importante que você comece a desenvolver esta que é uma das habilidades-mães, então eu te faço um convite…

Pare um instante e pense ao contrário: O quanto a FALTA de disciplina tem custado a sua vida? Em outras palavras, qual é o preço que você paga por não ter disciplina?

A lista é longa… Eu poderia citar várias coisas que você perde, mas só preciso falar uma:

Você perde a capacidade de gerar mudanças permanentes em sua vida.

Só isso já é razão suficiente. Só isso já torna a disciplina uma habilidade essencial.

Então, como eu sempre gosto de terminar com um convite à ação, aqui está uma pergunta para você tentar visualizar o efeito que a disciplina pode ter em sua vida:

“Se eu, como em um passe de mágica, fizesse de você uma pessoa extremamente disciplinada, qual seria o primeiro hábito que você mudaria com todo esse poder e o que isso mudaria em sua vida?”

Faça Agora o Download da Amostra doLivro

Um Guia de Coaching e Desenvolvimento Pessoal Compilados em 10 Princípios Universais para você Transformar sua Vida (Começando Agora Mesmo) e Alcançar o Sucesso.

Pronto! Pode ir lá no seu e-mail para encontrar o link para Download.