9 Perguntas para entender o que é (e o que não é) Coaching

1) Afinal, o que é Coaching?!

A resposta mais clara e objetiva que eu conheço é:

Um processo de realização de metas que visa acelerar o seu crescimento.

Imagine que existe um ponto A (sua vida atualmente) e um ponto B (a vida que você sonha ter). O Coaching é a ligação entre esses dois pontos de maneira estratégica e com foco em resultados mensuráveis.

2) Como funciona na Prática?

Pode variar, mas, no meu caso, por exemplo, é um Programa de 10 Sessões, uma a cada 10 dias com 50 minutos cada.

O objetivo é basicamente concentrar seus esforços em torno de uma meta clara que você queira alcançar. Há os casos também que a pessoa não sabe o que quer e é justamente isso que está buscando: foco e direcionamento para sua vida (pessoal ou profissional).

Normalmente é feito pessoalmente, mas, o Skype está sendo cada vez mais utilizado. Eu, por exemplo, optei por me especializar desde o início atendendo exclusivamente via Skype. Para mim, sempre foi interessante porque otimiza tanto o meu quando o tempo do meu cliente e depois porque a pessoa pode fazer da onde estiver (e isso não limita meu mercado geograficamente).

3) Qual é o objetivo de cada Sessão?

De uma maneira bem prática, é gerar ações claras, efetivas, que aproximem você cada vez mais da sua meta. Isso é feito através de uma metodologia específica com ferramentas, exercícios, perguntas etc. especiais que vão ajudar você a obter clareza do que está buscando e o que precisa fazer para chegar lá.

4) Por que (quando bem feito) funciona tão bem?

Porque é baseado em estratégias que realmente dão certo. O índice de sucesso é altíssimo, basta observar como o Coaching é popular entre pessoas de sucesso. Além disso, ter um acompanhamento profissional, dentro de uma metodologia testada, assegurando que você tenha um progresso constante aumenta enormemente a sua chance de sucesso em qualquer coisa que você queira transformar na sua vida.

5) O que NÃO é Coaching?

Coaching não é terapia, mentoria, orientação profissional… a função do Coach não é dar respostas, soluções e muito menos dizer o que você deve ou não deve fazer com a sua vida, essa é uma responsabilidade da qual você nunca poderá fugir.

A função do Coach é ajudar você a obter clareza da onde quer chegar, trabalhar ao seu lado para criar uma estratégia para transformar esta visão em realidade, trazer você de volta para o foco, assegurar um progresso constante etc.

6) Qual é a formação necessária para ser Coach?

De maneira honesta: nenhuma. E mesmo que você faça a caríssima formação (que muitas vezes pode durar só um ou dois finais de semana), dificilmente estará apto a ser um bom Coach. Por isso, inclusive, até toda esta “banalização” do Coaching. Parece que de repente todo mundo virou Coach, não é?

É uma pena que tenha se criado essa ideia mais pejorativa porque o Coaching, quando bem feito, tem um poder enorme de transformar a vida das pessoas para melhor.

O Coaching, quando bem feito, tem um poder enorme de transformar a vida das pessoas para melhor.

7) O que faz de alguém, então, um BOM Coach?

Na minha opinião, duas coisas. Primeiro, a sua capacidade de produzir resultados concretos na vida dos seus clientes. Em segundo, a sua “bagagem”. Qual é o seu conhecimento, a sua história de vida, a sua experiência, como é a sua vida etc. Eu penso que a pessoa tem a “responsabilidade” de ser um exemplo vivo de tudo aquilo que prega.

Afinal, você não aceitaria conselhos matrimoniais de alguém que está no 8º casamento, orientação financeira de alguém que nunca conquistou riqueza na vida, personal training de alguém que está totalmente fora do peso etc. Aqui o princípio é o mesmo… observe mais atentamente a vida desta pessoa.

8) Quanto custa?

Assim como em uma consultoria o valor pode variar bastante. Mas, normalmente, o valor é alto. Dificilmente você vai encontrar um bom Coach por muito menos de R$ 5.000,00 pelas 10 Sessões. E esse valor pode ser MUITO maior do que isso (10, 50, 100 mil). Mesmo assim as pessoas pagam! E por uma razão muito simples, o retorno obtido é muito maior em proporção ao investimento. Um processo de Coaching bem feito pode ser o início de um futuro completamente diferente para a vida (ou o negócio) dessa pessoa.

Além disso, o valor tem a ver também com o comprometimento do cliente. Quanto mais ele investe, mais ele espera obter de retorno, mais ele leva sério, mais resultado obtém, mais reforça sua crença que funciona, mais ele investe… percebe que existe todo um ciclo envolvido?

E, mesmo que você recebesse de graça, dificilmente iria funcionar. Fazer por fazer ou porque alguém disse que você tinha que fazer não resolve. Você tem que estar querendo crescer, se desenvolver… isso porque a ÚNICA forma do Coach produzir resultados na sua vida é através da SUA ação.

9) Todos deveriam fazer Coaching?

Sim e não. Sim porque acho que todos deveriam parar um instante, refletir com mais profundidade sobre a sua vida, planejar o futuro que querem construir, caminhar com foco rumo aquilo que elas realmente querem alcançar. Imagina se nós tivéssemos tido em nossa formação, uma ajuda profissional lá atrás para planejar nossa vida, definir metas etc. O quão mais longe estaríamos hoje? Mas isso não importa, porque o Coaching vale para qualquer idade porque o único momento que você tem é o presente…

Por outro lado, o Coaching não é para todos porque você deve estar preparado para embarcar em uma jornada de Desenvolvimento Pessoal, buscar se tornar uma pessoa melhor em todos os sentidos – e não são todos que estão.

Coaching não é fórmula mágica, sucesso instantâneo ou sem esforço… Mas o Coaching pode sim gerar uma mudança rápida em sua vida e, mais importante, alicerçar a base para um processo de crescimento permanente que irá conduzir você para um futuro completamente diferente, com mais realização e prosperidade.

Para saber mais:

Se quiser conhecer mais a fundo como funciona na prática, eu vou colocar abaixo o link para um Manual do Programa de Coaching que envio a todos os meus Coachees e fala mais detalhes sobre a dinâmica da Sessão na prática. Atualmente estou limitando bastante o atendimento, porque estou focado em um novo Programa Online, mas se você quiser conhecer, vale a pena dar uma olhada.

Link:

http://paulomachado.com/wp-content/uploads/2017/09/Manual-do-Programa-de-Coaching.pdf 

E se quiser também Programa Online de Coaching e Desenvolvimento Pessoal, é só acessar este link:

www.paulomachado.com/desenvolvimento-pessoal

Faça Agora o Download da Amostra doLivro

Um Guia de Coaching e Desenvolvimento Pessoal Compilados em 10 Princípios Universais para você Transformar sua Vida (Começando Agora Mesmo) e Alcançar o Sucesso.

Pronto! Pode ir lá no seu e-mail para encontrar o link para Download.