Você Empurraria o Homem Gordo?

2018-05-09T10:11:08+00:00

Imagine a seguinte situação:

O trem descontrolado

Um trem vai atingir 5 pessoas que trabalham desprevenidas sobre a linha. Mas você tem a chance de evitar a tragédia apertando um botão que leva o trem para outra linha, onde ele atingirá apenas uma pessoa. Você mudaria o trajeto, salvando as 5 e matando 1?

( ) Mudaria

( ) Não mudaria

Esse dilema moral foi apresentado a voluntários pelo filósofo e psicólogo evolutivo Joshua Greene, da Universidade Harvard. “É aceitável mudar o trem e salvar 5 pessoas ao custo de uma? A maioria das pessoas diz que sim”, afirma Greene em um de seus artigos. De fato, numa pesquisa feita pela revista Time, 97% dos leitores salvariam os 5.

O trem descontrolado (2)

Imagine a mesma situação anterior: um trem em disparada irá atingir 5 trabalhadores desprevenidos nos trilhos. Agora, porém, há uma linha só. O trem pode ser parado se você apertar um botão que empurrará sobre os trilhos um homem gordo que está em uma ponte sobre a ferrovia. Se você empurrá-lo para a linha, o trem vai parar, salvando as 5 pessoas, mas liquidando uma. Você mataria o homem gordo?

( ) Empurraria

( ) Não empurraria

(Observação: Falar “homem gordo” pode ser agressivo, mas é exatamente a forma como o dilema ficou conhecido nos Estados Unidos “Would you kill the fat man?” – David Edmonds: https://www.amazon.com.br/Would-You-Kill-Fat-Man/dp/0691165637)

Esses tipos de dilemas filosóficos são muito interessantes. Primeiro porque não existe solução ideal (o que torna a decisão mais difícil). E depois porque você não tem uma resposta pronta! Esta resposta deve ser criada a partir de seus valores. E, para isso, você precisa exercitar seu pensamento, seu senso de julgamento, seu raciocínio lógico, além de embarcar em uma jornada de Autoconhecimento em busca de seus valores. É um exercício precioso para o nosso crescimento e para aprendermos a pensar melhor.

Gostou? Então, acesse agora: www.paulomachado.com para saber mais.