7 Dicas Rápidas para Você que Quer Adquirir o Hábito da Leitura

O grande escritor norte-americano Mark Twain afirmou: “O homem que não lê tem pouca vantagem sobre aquele que não saber ler”.

Mas, eu entendo que em um mundo cheio de distrações onde estamos sempre com o celular ao alcance das mãos pode ser uma tarefa bastante difícil separar um momento para dedicar à leitura edificante. Por isso, eu separei aqui 7 Dicas bem objetivas para você que quer adquirir o hábito da leitura a partir de agora.

1) Só dez minutos

Escolha agora um horário e reserve dez minutos por dia para dedicar à leitura. No começo, pode parecer difícil, mas é como começar a praticar exercícios, se você conseguir vencer a barreira inicial dos primeiros dias, na sequência ficará mais fácil.

2) Crie um Ritual

Tenha um ritual, mesmo horário, mesmo lugar. Procure deixar o ambiente da leitura agradável, tenha consigo uma xícara de chá ou café, por exemplo.

3) O que funcionar melhor para você

Eu gosto de ler de manhã, antes de começar a trabalhar, mas para você pode ser na hora do almoço, na hora de dormir, escolha o horário que funcionar melhor para você.

4) Comece devagar

Comece com livros fáceis e curtos (a exemplo deste) até desenvolver mais o “músculo mental da leitura”.

5) Tempo para começar e terminar

Coloque um timer no celular para dez minutos. É importante ter um momento exato de início e fim da leitura. Se achar dez minutos pouco, fique à vontade para aumentar. Só não caia na tentação de começar grande e depois, por achar cansativo, parar. É melhor dez minutos com consistência do que uma hora apenas nos primeiros dias. Um aplicativo legal para isso é o Brain.fm

6) Feche o livro sem dó

Se o livro estiver chato ou cansativo, não tenha dó de parar e pegar outro! Essa dica é superimportante! Nesse início, o objetivo não é o conteúdo, mas criar o hábito.

7) Não se obrigue a ler tudo

Na mesma linha ainda, não se sinta obrigado a ler todos os capítulos. Dependendo do livro, leia apenas os capítulos que realmente lhe interessam.

 

Mas, quais livros eu devo ler?

Eis a grande questão! Eu costumo dividir os livros em 4 categorias:

1) Práticos:

São livros mais modernos, fáceis, “mão na massa”, com capítulos curtos, dicas práticas que você pode começar a aplicar agora mesmo. Um exemplo é O monge e o executivo, de James C. Hunter.

2) Clássicos:

Obras que passaram pelo teste do tempo e, mesmo após 50, 100, 300 anos, ainda fazem sucesso. Um exemplo é: Como influenciar pessoas e fazer amigos, de Dale Carnegie, que veremos mais adiante. Não caia nos clássicos antes de estar mais preparado para a leitura.

3) Biografias:

Esses livros são grandes fontes de inspiração pois retratam a história de grandes personalidades, seus sucessos e virtudes e também seus fracassos e falhas. Um bom exemplo é: Elon Musk – Como o bilionário está moldando nosso futuro, de Ashlee Vance.

4) Ficção:

Obras de fantasia, romances, religião, espiritualidade são contos e histórias para fazer a mente sonhar, viajar, expandir. São excelentes para sair um pouco do nosso dia a dia… Ex.: O alquimista, de Paulo Coelho.

Por onde, então, devo começar? Por aqueles pelos quais se sentir mais atraído. Lembre-se, no começo, o seu maior objetivo não é absorver o conteúdo dos livros em si, mas desenvolver o gosto e o hábito pela leitura!

 

O pulo do gato…

Ler dez minutos de um livro hoje ou amanhã, assim como meditar ou se exercitar, não fará nenhuma diferença em sua vida, mas o segredo está em perceber o efeito terá ao longo prazo. Como você estará daqui 12 meses se se dedicar diariamente à leitura comparado a sua versão que não lê? Você deve ser capaz de enxergar essa diferença e os benefícios que irá colher, a pessoa que irá se tornar.

A escolha é sua: continuar vivendo como a maioria, ou buscar se desenvolver para se tornar uma pessoa extraordinária, capaz de alcançar as coisas que você sonha.

 

 

Sugestões de leitura:

Eu preparei em meu site uma lista de livros que considero essenciais para o seu desenvolvimento. Esta é apenas uma base para você que não sabe por onde começar, mas fique à vontade para ir atrás de livros que sejam mais fáceis ou prazerosos para você neste começo.

Acesse aqui: http://paulomachado.com/livros

Se quiser também uma sugestão para começar, você pode baixar agora mesmo gratuitamente o meu livro “O Verdadeiro Sucesso”, um guia de Coaching com 10 Princípios para você transformar sua vida e alcançar o sucesso pessoal e profissional.

É só acessar: http://paulomachado.com/livro

 

Faça Agora o Download da Amostra doLivro

Um Guia de Coaching e Desenvolvimento Pessoal Compilados em 10 Princípios Universais para você Transformar sua Vida (Começando Agora Mesmo) e Alcançar o Sucesso.

Pronto! Pode ir lá no seu e-mail para encontrar o link para Download.