“Coach é alguém que não deu certo na vida…”

2018-05-09T10:08:10+00:00

Recebi esta imagem em um grupo de WhatsApp e, como Coach, eis a minha opinião sobre o que ela diz…

Infelizmente, tenho que concordar que existem muitas pessoas que se encaixam neste perfil. Não há como negar que existe uma grande banalização do Coaching por causa de uma série de formações de finais de semana que “formam” Coaches às centenas.

Por outro lado, isso não quer dizer que o Coaching em si não seja algo valiosíssimo e com um enorme poder de transformar a vida e o destino das pessoas. Basta ver os depoimentos de tantas pessoas que tiveram uma profunda mudança e começaram uma história completamente diferente para suas vidas a partir do processo (eu incluso).

Como separar o joio do trigo então? Eu costumo falar que você deve observar duas coisas que um bom Coach, na minha opinião, deve ter:

Primeiro, a sua história de vida. O que ele tem para mostrar? Como é a sua trajetória? O que ele já fez na vida dele que o torna uma pessoa respeitável e admirável aos seus olhos para conduzir você neste processo? Em suma, você se sente inspirado ao observar como é a sua vida? Afinal, você não iria atrás de conselhos financeiros de alguém que está falido, ou atrás de um programa para perder peso de alguém que está totalmente fora de forma não é? Portanto, investigue sua credibilidade.

Segundo, qual é a sua capacidade de gerar resultados concretos na vida de seus clientes? Quantas pessoas realmente tiveram uma transformação verdadeira em suas vidas a partir do processo? Investigue também, todo profissional deixa um rastro… Se ele tem um histórico consistente de cases para mostrar, várias pessoas atestando a qualidade do seu trabalho, é muito difícil que ele não seja realmente bom.

Então, se o Coach passar por esses dois crivos, com certeza está fora de tudo isso que esta imagem representa… O Coaching realmente tem o poder de salvar muitas pessoas de um destino infeliz e conduzi-las a um futuro de prosperidade e realização. A questão não é o Coaching em si, pois sua eficácia está mais que comprovada no mundo inteiro, e sim um grande número de pessoas despreparadas para exercer essa nobre profissão.

Se você quiser saber com mais detalhes como funciona e a minha opinião sobre toda essa “Banalização do Coaching”, aqui está uma entrevista que concedi à Rádio Educativa um tempo atrás. Algumas informações sobre o Programa Online estão desatualizadas, mas a essência da entrevista permanece válida.

https://soundcloud.com/paulo-machado-11/entrevista-radio-educativa-como-o-coaching-pode-ajudar-voce-a-transformar-sua-vida

Gostou? Então, acesse agora: www.paulomachado.com para saber mais.