O que as pessoas mais bem-sucedidas fazem de diferente dos outros? O que todos os profissionais de alta performance, aqueles que alcançam êxito além da média, de forma consistente e a longo prazo, têm em comum?

Para responder a essas perguntas, eu preparei abaixo uma lista com 12 características inspiradas em um livro chamado “O Poder da Alta Performance: Os hábitos que tornam as pessoas extraordinárias”, de Brendon Burchard, um dos maiores especialistas no mundo em Alta Performance.  Quantas dessas características você possui? Vamos descobrir agora!

1. São menos estressados

Profissionais de alta performance são mais bem sucedidos do que seus pares, e ainda assim estão menos estressados.

O mito de que temos que suportar calados mais fardos e ansiedade conforme nos tornamos cada vez mais bem-sucedidos simplesmente não é verdade (contanto que tenhamos os hábitos corretos.) Isso não quer dizer que profissionais de alta performance nunca se estressam – eles se estressam sim -, a diferença é que sabem lidar melhor com ele.

2. Adoram desafios e crescem na adversidade

Profissionais de alta performance adoram desafios e são mais confiantes de que alcançarão seus objetivos, apesar das adversidades.

Muitas pessoas evitam qualquer sensação de dificuldade em sua vida, preferem se manter na zona de conforto. Mas profissionais de alta performance são diferentes. Eles estão em um processo de desenvolvimento permanente, sempre desafiando seus limites. Não é que eles nunca duvidem de si mesmos, mas eles não fogem de desafios, e isso os mantém em constante crescimento.

3. São saudáveis

Profissionais de alta performance são mais saudáveis que seus pares.

Eles comem melhor e se exercitam mais. Os 5% no topo da alta performance são 40% mais propensos a praticar exercícios e possuírem um estilo de vida saudável. Aquela história que você precisa trocar a saúde pelo sucesso profissional é mentira. João Amoedo, por exemplo, candidato a Presidente pelo partido NOVO nas últimas eleições e que tem uma carreira extremamente bem-sucedida no mercado financeiro já completou 10 maratonas e 6 IronMan (prova de triatlo no qual o participante deve nadar 3,8km, pedalar 180 km e depois correr 42km).

4. São felizes

Profissionais de alta performance são pessoas mais felizes.

Todos nós queremos ser felizes, mas muitas pessoas supostamente “bem-sucedidas” são tristes. Eles trabalham muito, mas não se sentem satisfeitos. Muitas vezes destroem a vida pessoal em nome do sucesso profissional. Não é assim com profissionais de alta performance. O conjunto de hábitos de alta performance, mesmo se praticados de maneira isolada, aumentam o nível geral de felicidade. Ou seja, quando você faz as coisas que fazem você alcançar a alta performance, você se sente mais feliz!

5. São admirados

Profissionais de alta performance são admirados por aqueles a sua volta.

Seus colegas os admiram, mesmo que os profissionais de alta performance os superem. Por quê? Porque, ao se tornar um profissional de alta performance, o ego passa para segundo plano. Profissionais de alta performance dominaram a arte de exercer influência de tal forma que os outros se sentem respeitados, valorizados e apreciados. E isso contribui ainda para que eles mesmos se tornem também profissionais de alta performance.

7. São mais estudiosos

Indivíduos de alta performance conseguem melhores notas e alcançam posições mais altas.

Profissionais de alta performance “aprenderam a aprender”, o que é, aliás, uma das principais habilidades que todos nós deveríamos adquirir. Por causa disso, eles não só são estudiosos, como aprenderem e adquirem novas habilidades de maneira eficaz e estratégica – por isso chegam muito mais longe. Isso faz com que eles naturalmente alcancem posições mais altas na hierarquia corporativa.

8. Trabalham com paixão

Profissionais de alta performance trabalham com paixão e dão sempre o seu melhor

A alta performance não está relacionada à compensação. Profissionais de alta performance sempre dão o seu melhor não por causa de dinheiro, mas por uma questão de princípio. Não estão no jogo por causa de troféus, elogios ou bônus, estão pelo propósito. Eles enxergam um sentido maior em seu trabalho, o que os ajuda a se sentirem mais engajados, competentes e satisfeitos. O sucesso financeiro é uma consequência natural desta postura mental.

9. São assertivos

Profissionais de alta performance são assertivos (pelos motivos certos).

Eles têm clareza em seus pensamentos, seus projetos, suas metas… Também sabem se expressar com assertividade porque cultivam os hábitos corajosos de compartilhar novas ideias, participar de conversas complexas, expressar seus verdadeiros pensamentos e sonhos e defender seus pontos de vista – ainda que sempre abertos a reconhecerem e aprenderem com seus erros.

10. Focam em seus pontos fortes

Profissionais de alta performance não só enxergam como vão além de seus pontos fortes.

Existe um ensinamento de que devemos nos concentrar apenas em nossos “pontos fortes” inatos. Mas, além disso, devemos olhar adiante e desenvolver também o que precisamos para crescer, servir e liderar. Profissionais de alta performance entendem isso. Eles não  preocupados apenas em “encontrar seus pontos fortes”, mas também em explorar o que precisa ser corrigido. Eles não ficam se perguntando apenas “quem sou eu, e no que eu sou bom?”, e sim “o que é necessário para ser útil aqui, e como posso me tornar essa pessoa ou guiar outros a se tornarem?”.

11. Têm uma produtividade singular

Profissionais de alta performance têm uma produtividade singular – eles dominaram a forma prolífica de produção.

Não importa o campo, eles são os que mais produzem em termos qualitativos. Não é que eles simplesmente produzam mais; muitos de seus colegas podem executar mais tarefas. Mas profissionais de alta performance conseguem fazer mais coisas que são altamente valorizadas. Eles nos lembram constantemente de que a prioridade é manter as prioridades em primeiro lugar.

12. São líderes

Profissionais de alta performance são líderes que sabem servir e se adaptar.

Eles estão influenciando pessoas e agregando enorme valor àqueles que nos rodeiam, e não apenas estão tentando ganhar dinheiro. Eles costumam ser líderes e têm alta capacidade em se adaptar às circunstâncias. São pessoas que você poderia colocar em qual contexto, empresa, equipe, indústria, projeto que eles sairiam vencedores. Eles não desenvolvem apenas habilidades, eles desenvolvem pessoas.