Imagine um “tripé” que representa o caminho para alcançar qualquer coisa que você queira na vida: dinheiro, satisfação profissional, casamento feliz, qualidade de vida, corpo ideal etc.

Se conseguir montar este tripé, é praticamente impossível você não conseguir chegar aonde você quer… Esse tripé é composto por 3 clarezas essenciais. Vamos à primeira delas!

 

Primeira perna: O que?

O primeiro passo é definir exatamente o que você quer alcançar. A obtenção de qualquer objetivo que você deseje obter na vida parte do nível de clareza que você tem em relação a ele. Existe uma relação direta entre o sucesso e esse nível de clareza. Se você não faz a menor ideia, ou tem uma visão muito vaga do que procura, provavelmente não está avançando na vida, pois caminha sem direção.

Mas por que é tão difícil parar um instante e definir claramente aonde queremos chegar?

Pense em um círculo grande. Ele representa uma visão bem vaga e genérica que você tem do rumo que quer dar a sua vida (muitos nem isso têm). Seu objetivo é diminuir esse círculo, deixando sua visão cada vez mais clara, detalhada, específica…. Em outras palavras, é transformar um objetivo vago, genérico, abstrato em uma meta clara, visualizável, mensurável e com um prazo determinado para ser alcançada.

E por que isso é tão importante? Porque somente assim você será capaz de caminhar com foco e direcionamento. Desta forma, poderá concentrar sua energia nas coisas que realmente importam – e por consequência ter efetividade em suas ações…

Entretanto, só isso não basta, você precisará de combustível para chegar lá e é aí que entra a segunda perna do tripé…

 

Segunda perna: Por Que?

Pense em alguma vez que tentou cumprir uma meta, mas não conseguiu: mudar de emprego, emagrecer, realizar um desejo antigo. Na maioria das vezes você não alcançou a meta porque lhe faltou motivação para ir até o final. A grande questão que surge então é: como conseguir manter a motivação até atingir a meta?

Para responder, podemos fazer outra pergunta ainda mais intrigante: de onde vem essa motivação? E a resposta é esta:

Da clareza do seu “Por que”.

Não importa o que esteja buscando neste momento, se não tiver clareza de por que isso é tão importante para você, dificilmente conseguirá chegar até o final. Pergunte-se: “Para que eu quero tanto isso? De que maneira isso tornará minha vida melhor? Por que vale a pena lutar por isso?”.

No entanto, para conseguir responder a essas perguntas, precisamos fazer uma distinção muito importante: veículo e objetivo, dois conceitos que as pessoas confundem bastante, então vamos a um exemplo para ficar mais claro.

Imagine que você queira aprender a falar inglês. Esse é o seu objetivo, certo? Errado! É aí que está o grande erro, aprender inglês não é o objetivo final, ele é o meio, o veículo que vai lhe possibilitar conquistar algo que deseja (crescer na carreira, ganhar mais dinheiro, viajar o mundo, estudar fora etc.).

A partir do momento que você faz essa distinção, fica mais fácil encontrar as suas motivações. Isso é parte fundamental do processo porque:

O seu combustível para atingir qualquer meta é determinado pela clareza que você tem de suas motivações.

Sem a clareza do “Por que”, não existe propósito, não existe motivação, não existe combustível, não existe energia e a mudança não acontece, ela para na metade.

Ainda assim, só motivação não é suficiente. Se estiver percorrendo o caminho errado, nunca chegará lá. Por isso, você também precisa da terceira perna do tripé…

 

Terceira perna: Como?

Toda motivação do mundo não é o bastante quando se está com a estratégia errada. Por isso, uma vez que você tenha claro em sua mente exatamente aonde quer chegar e por que isso é tão importante, é hora de buscar a clareza de “Como” irá chegar lá, quais são os passos que deve tomar. E existe uma forma inteligente para descobrir isso. Vamos para um caso prático para ilustrar melhor.

Exemplo: Pedro quer ganhar mais dinheiro.

 

1) O QUE?

O objetivo de Pedro é ganhar mais dinheiro. Seu primeiro passo é transformar esse objetivo em uma meta específica como: Passar a ganhar 30 mil reais por mês nos próximos 18 meses.

Essa conquista não será fácil, irá exigir esforço, dedicação, comprometimento, disciplina e consumir bastante energia. O nível dessa energia ou combustível, se preferir, será determinado pela clareza do seu propósito (por que conquistar isso é tão importante para ele).

 

2) POR QUE?

Então, Pedro resolve ir atrás dessa clareza e percebe que com esses rendimentos (veículo) poderia mudar para a casa que sempre sonhou, colocar o filho em um colégio bilíngue, realizar o sonho da esposa de conhecer a Europa, quitar suas dívidas, poupar um bom valor para sua segurança futura, proporcionar uma vida com mais conforto para sua família e ajudar a mãe que depende de sua renda. Todas essas razões são fortes o suficiente para deixá-lo motivado e cheio de energia para o período de 18 meses que o aguarda.

Agora, falta a parte final, “Como” chegar lá!

 

3) COMO?

Através da Estratégia da Modelagem que diz que o segredo está em observar mais atentamente o caminho de quem já chegou onde queremos estar para modelar seus passos e buscar obter os mesmos resultados.

No caso de Pedro, ele poderia se questionar:

  • ​O que faz um profissional na minha área que ganha 30 mil reais por mês?
  • Como foi o seu crescimento na carreira?
  • Quais foram os fatores mais determinantes para ele conquistar essa renda?
  • Como é a sua rotina? Em quais atividades ele investe as horas de seus dias?
  • Em que ele mais concentra seus esforços?
  • Quanto tempo levou para chegar lá?
  • Quais foram as etapas e desafios que ele teve que vencer?
  • Quais foram seus maiores erros?
  • O que ele faz que eu não faço?
  • O que eu faço que ele não faz?
  • De que maneiras ele se desenvolveu para chegar lá?

A partir desses questionamentos, Pedro terá uma visão mais clara das etapas que precisa vencer para chegar lá e será capaz de traçar uma estratégia mais inteligente.

Mas isso não é tudo, não basta você saber o que precisa fazer, você precisa ser capaz de entrar em ação, de vencer a procrastinação e isso nós vamos ver a seguir.

No próximo capítulo vamos conhecer melhor o seu maior companheiro na vida: o seu cérebro! Você vai entender por que, mesmo ciente do que temos que fazer, na maioria das vezes não conseguimos! Além de conseguir vencer esta barreira, você vai conhecer a chave para liberar um enorme poder que já carrega dentro de si…

(Continua…)

Para saber mais, acesse: www.paulomachado.com

Se gostou, compartilhe…