Hoje eu vou contar a você uma história incrível… Você sabe como surgiu o filme Rocky? Conheça agora tudo que Sylvester Stallone teve que passar para realizar o seu grande sonho…

Os problemas na vida de Sylvester Stallone, ou Sly, como é conhecido nos EUA, começaram desde o seu nascimento. Seu parto teve graves complicações e o médico teve que usar um fórceps – o que o deixou para sempre com uma paralisia facial. Já reparou que ele tem a boca e o olho meio caídos de um lado? Isso posteriormente acabou até sendo uma característica da sua marca.

Aos 16 anos, por não conseguir se concentrar nas aulas, abandonou os estudos e foi trabalhar com a mãe em um salão de cabeleireiros. Aquilo era só temporário, porque ele tinha muito claro qual era o seu verdadeiro sonho: trabalhar com cinema!

O primeiro trabalho no cinema

Os anos foram passando, ele tentou diversos papéis, mas nunca o aceitavam. Até que um dia, passou a noite na frente do estúdio e disse que não sairia enquanto não lhe dessem uma oportunidade. O diretor, com pena daquele rapaz tão determinado, resolveu dar a ele uma ponta de 20 segundos em um filme (ele era um bandido que apanhava). Este foi seu trabalho no cinema.

Resultado de imagem para young sylvester stallone

Apesar desta pequena vitória, as dificuldades só aumentavam. Ele estava sem emprego e sem dinheiro para pagar sequer a calefação do seu apartamento.

Totalmente quebrado, um dia ele resolveu ir à biblioteca pública para se aquecer e alguém havia deixado um livro sobre a mesa. Ele começou a ler sem parar e pegou gosto pelas palavras. Saiu dali e escreveu o seu primeiro roteiro, o qual conseguiu vender por 100 dólares. Uma fortuna para ele!

O dia mais difícil de sua vida

Nesta época, ele já era casado, mas seu relacionamento com a esposa não era nada amoroso. Quem ele mais amava no mundo na verdade era o seu cachorro: Buktus. O problema é que ele não tinha dinheiro para alimentá-lo. Então, em uma noite de desespero, ele tomou uma atitude drástica…

Foi até uma loja de bebidas e ficou na frente tentando vender seu cachorro por 50 dólares. Um homem acabou negociando em comprando-o por 25. Stallone conta que este foi o dia mais triste da sua vida… Ele chorou a noite inteira.

O grande insight

Vagando sem rumo, ele parou em um bar onde estava passando a luta de boxe entre Ali x Wepner e o que mais chamou sua atenção não foi a performance de Ali que estava no seu auge, mas a de Wepner que mesmo sendo terrivelmente massacrado não desistia, continuava seguindo em frente na luta como um guerreiro. Neste momento, ele teve um insight que mudaria para sempre sua trajetória…

Resultado de imagem para ali vs wepner

Ele disse: “É isso! Já tenho a minha história…”. Naquele mesmo instante ele voltou para casa e escreveu por 20 horas seguidas todo o roteiro de Rocky, de uma vez só! Com o tesouro da sua vida em mãos, foi até os estúdios da época para tentar vender o filme.

Recebeu dezenas de “nãos”. Os produtores caçoavam dele dizendo que a história era ridícula, piegas, previsível… Ele anotou tudo e fez questão de ler cada um desses adjetivos quando Rocky receberia o Oscar de Melhor Filme em 1977. Ele dizia: “A melhor vingança contra seus inimigos é o seu próprio sucesso”.

A grande oferta…

Mas lá atrás, Stallone não conseguia de jeito nenhum vender seu roteiro, até que um dia um estúdio comprou realmente a ideia e ofereceu a ele 125 mil dólares pelo roteiro! Ele mal podia acreditar… Recebeu a oferta, mas disse que havia um porém: Ele teria que ser o ator a interpretar o Rocky!

Na hora o estúdio achou aquilo um absurdo, que ele não tinha experiência como ator. Então, mesmo passando fome, ele RECUSOU a oferta de 125 mil dólares, pois não conseguia imaginar ninguém mais fazendo o papel da sua vida.

Passado um tempo, o estúdio voltou a procurá-lo e oferecer 250 mil dólares pelo roteiro, mas ele não poderia ser o Rocky, pois eles já tinham encontrado o ator ideal. Ele recusou novamente e o estúdio fez uma oferta final de 325 mil dólares para ele desistir de ser o ator do próprio filme.

Sly disse que aquilo era inegociável até que o estúdio disse: “OK, você poderá fazer o papel. Mas, nós iremos pagar somente 35 mil dólares pelo roteiro e vamos gastar só 1 milhão com o filme todo. Desta forma, não arriscamos tanto dinheiro.”

A busca pelo seu amigo

Ele aceitou e, de posse desses 35 mil, qual foi a primeira coisa que Stallone fez? Voltou à loja de bebidas e ficou esperando para ver se encontrava o novo dono do seu cachorro. Até que no terceiro dia ele finalmente o encontrou e disse: “Senhor, lembra de mim? Eu te vendi este cachorro alguns meses atrás, porque eu estava passando fome e não tinha como alimentá-lo. Eu sei que o senhor deve amá-lo também, mas ele é tudo para mim e eu gostaria de comprá-lo de volta. Eu te dou 100 dólares.”.

O homem foi intransigente e disse que gostou bastante do cachorro e ele não o venderia. Stallone, então, ofereceu 500 dólares! Mesmo assim, o dono estava irredutível. Então, ele ofereceu mil dólares e o dono finalmente disse: “Pare com isso, o cachorro é meu agora e ponto final.”

Mesmo assim, Sly não desistiu e, após muita negociação, comprou o cachorro de volta por 15 MIL DÓLARES (praticamente metade do que havia recebido pelo roteiro) e o homem ainda exigiu aparecer no filme! Tanto que o cachorro do filme era o cachorro da vida real de Stallone e o homem da loja de bebidas também aparece.

Perceba a determinação e a atitude diferenciadas de Sylvester Stallone que era alguém que tinha tudo para dar errado e ainda assim conseguiu triunfar através da sua obstinação. Rocky não só ganhou o Oscar, como se tornou um fenômeno no cinema mundial ganhando várias sequências e tornando Sly um dos maiores e mais bem-pagos astros de Hollywood.

Não existe sucesso instantâneo

Resultado de imagem para rocky movie

Que história incrível, não é? Muitas vezes somos induzidos a acreditar naquela imagem de “sucesso instantâneo” estampada nas capas das revistas. Elas não mostram todo o sofrimento, rejeição, resiliência, determinação, pois a capa só retrata o seu momento de glória e não tudo o que aquelas pessoas tiveram que passar para chegar lá.

Os exemplos dessa ilusão de sucesso instantâneo são os mais diversos:

  • o cantor inspirado grava aquele hit de sucesso e fica famoso;
  • o empreendedor que tem uma ideia genial e fica milionário;
  • a mulher está distraída no café e encontra o amor da sua vida;
  • a pessoa acima do peso encontra a dieta milagrosa que a coloca em forma em pouco tempo.

Esta é uma grande fantasia, pois o sucesso (assim como o fracasso) não acontece da noite para o dia.

Que esta história possa inspirar você a não desistir dos seus sonhos… saiba que por trás de toda história de sucesso sempre há uma grande batalha de superação.

Gostou? Para saber mais, acesse: www.paulomachado.com