Por que trabalhamos tanto?

Infelizmente, este é o motivo pelo qual muitas pessoas se tornam prisioneiras de uma vida profissional deprimente. Para mim, as coisas mais importantes da vida são acessíveis a qualquer pessoa. Um abraço carinhoso de um filho, uma boa noite de sono, uma leitura edificante etc. Rico é aquele que consegue enxergar o verdadeiro valor e desfrutar de tudo isso.

“Se vives de acordo com as leis da natureza, nunca serás pobre; se vives de acordo com as opiniões alheias, nunca serás rico”. (Sêneca)

Sorte

Sorte não é algo externo ou ligado ao acaso, e sim, um acontecimento gerado por nós mesmos, a partir da criação de certas circunstâncias. Além disso, ela é passageira e, portanto, insuficiente para promover por si só o sucesso.

“Sorte nada mais é do que o encontro do preparo com a oportunidade”. Preocupemo-nos, então, mais com nossos hábitos e atitudes, eles sim serão determinantes em nossa caminhada.

Leitura

Se você ler apenas 10 páginas por dia, terá lido, ao longo de um ano, cerca de 20 livros – 10 vezes a mais do que a média brasileira. Portanto, o problema de quem não lê não está na falta de tempo, mas de disciplina.

Caso você ainda não possua este costume, procure boas recomendações e comece devagar, pois o importante não é a quantidade, mas a consistência. Quem lê desenvolve o senso crítico, aumenta a compressão do mundo e está em constante processo de aprendizagem.

Resiliência

Resiliência é a capacidade de resistir à pressão de situações adversas; enfrentar problemas sem deixar-se abater. Comum a todos aqueles que realizam grandes obras, trata-se de uma qualidade valiosa, mas cujo caminho para sua conquista é bastante tortuoso.

Todos, sem exceção, têm problemas. A diferença está na maneira pela qual as pessoas lidam com eles. A maioria apenas se lamenta e enxerga as adversidades como injustiças, punições, enquanto aqueles que exercitam a resiliência procuram encará-las como lições, oportunidades de crescimento, e evoluem através delas.

Sucesso II

Para uns, sucesso profissional é sinônimo de poder, dinheiro e status. Mas, não creio que isso preenche plenamente, pois estas são fontes onde quanto mais se bebe, mais se tem sede.

Para mim, sucesso é descobrir aquilo que verdadeiramente nos realiza para podermos nos dedicar àquilo que amamos fazer, pois não há recompensa que pague o preço de uma vida refém de um trabalho que não dá prazer.

Falhar

Sucesso nada tem a ver com ausência de falhas. O erro não está em cair várias vezes, mas em recusar-se a se levantar. O trecho abaixo é da maior lenda do basquete de todos os tempos, Michael Jordan:

“Errei mais de 9.000 lances na minha carreira. Perdi quase 300 jogos. Vinte e seis vezes fui confiado para fazer o arremesso da vitória e falhei. Eu falhei muitas e muitas vezes na minha vida. E foi justamente por isso que eu obtive sucesso.”

Michael Jordan em peça publicitária da Nike

Tempo

“O tempo é a única riqueza distribuída igualmente por todos os homens: a cada um são dadas exatamente 24 horas em cada dia que passa”.

(Saint-John Perse)

Portanto, tempo é uma questão de prioridade. Quando você diz que não tem tempo para alguém ou para algo, está simplesmente dizendo que aquilo não faz parte das suas prioridades.

Logo, dizer que “não tem tempo para ficar com minha família, para ler, para a academia, para estudar etc.” é incorreto por definição.

Produtividade

Segundo a OIT (Organização Internacional do Trabalho), um trabalhador norueguês rende US$ 38 por hora de trabalho. No Brasil, essa taxa não chega a US$ 8. Ou seja, apesar do brasileiro trabalhar mais horas que o norueguês durante o ano, sua produtividade é enormemente mais baixa.

Portanto, ao invés de se concentrar em quantas horas você trabalha, preocupe-se mais com o quanto você produz.

Autoconhecimento

Invista em autoconhecimento. Pode parecer óbvio, mas encontrar o que nos motiva é uma tarefa difícil. Não é algo que você consiga tomando uma decisão ou lendo um livro. Leva anos e anos. Você tem que passar por diversas experiências para descobrir no que é bom, do que gosta de fazer, do que não suporta etc.

Abaixo está o meu trecho favorito de “Alice no País das Maravilhas”, de Lewis Carroll.

Alice pergunta ao gato: “Para onde vai essa estrada?”. Ele responde com outra pergunta: “Para onde você quer ir?” Alice: “Eu não sei, estou perdida.” O gato, então, diz assim: “Para quem não sabe para onde vai, qualquer caminho serve.”

Nossa pequenez

Somos um entre 7 bilhões de seres humanos que representam apenas uma dentre 3 milhões de espécies na Terra que por sua vez é um dos 9 planetas que orbitam o Sol, esta pequena estrela que, junto a outras 100 bilhões, formam a Via Láctea, uma das 200 bilhões de galáxias que existem em nosso universo.”

“E ainda por cima existem pessoas que se julgam superiores e pensam que tudo isso foi feito foi feito só para que elas existissem, por causa da cor, da religião, do dinheiro, do lugar que nasceu, do cargo etc.”

Prof. Mário Sérgio Cortella

O cego e o executivo

Um cego mendigava sem muito sucesso em Paris quando eis que se aproxima um executivo, escreve algo em seu cartaz e vai embora. Como em um passe de mágica, as moedas começam a cair em seu chapéu.

No final da tarde, o cego sente a presença do mesmo homem e pergunta o que ele havia feito em seu cartaz. O executivo responde que simplesmente havia trocado o texto de: “Sou cego, por favor me ajude” para “Hoje é primavera em Paris, mas eu… não posso vê-la”.

Fábula Publicitária

O nome das pessoas

O som mais importante do mundo para uma pessoa é o seu próprio nome. Certa vez, eu perguntei à faxineira de uma empresa como ela se chamava e, para minha surpresa, ela respondeu emocionada que, em dois anos trabalhando ali, era a primeira vez que ela ouvia aquela pergunta.

Procure criar este hábito e verá como você não apenas será mais bem recebido, mas deixará uma marca nas pessoas.

Ética

Ética é o conjunto de valores e princípios que usamos para responder a três grandes questões da vida: (1) quero, (2) devo, (3) posso?

Nem tudo que eu quero eu posso; nem tudo que eu posso eu devo; e nem tudo que eu devo eu quero. Você tem paz de espírito quando aquilo que você quer é ao mesmo tempo o que você pode e o que você deve.

Prof. Mário Sérgio Cortella

Escada Rolante

Muitos imaginam que o mundo dos negócios é como uma escada. Mas, se fosse assim, seria fácil, pois, se você não se mexesse, permaneceria no mesmo lugar.

Ocorre que ele se parece muito mais com uma escada rolante que está descendo enquanto você quer subir. Portanto, não existe zona de conforto. Mesmo se você ou a sua empresa não tiverem a ambição de crescer, devem estar em constante movimento para não serem levados rapidamente ao chão.

Sabedoria inútil

Passamos incontáveis horas na escola aprendendo uma porção de coisas que nunca terão utilidade em nossas vidas ao passo que habilidades essenciais como lidar com pessoas, comunicar-se bem, gerenciar finanças etc. não são ensinadas.

Por isso, na vida profissional, é nosso dever estar sempre nos provocando para saber se o tempo que estamos investindo em nosso conhecimento está de fato nos tornando mais sábios.

“Sábio não é aquele que sabe muitas coisas, mas aquele que sabe coisas úteis.”

(Ésquilo)

Cansaço e Estresse

Cansaço é o resultado de um esforço intenso. Por exemplo, jogar futebol durante uma hora cansa. Neste caso, a solução é simples e óbvia, basta repousar.

Já o estresse resulta de um esforço sem sentido. “Por que é que eu estou fazendo isso?” Lidar com o estresse é algo mais complicado pois envolve uma reflexão sobre as causas desta insatisfação. Para curá-lo, não basta descansar, é necessário rever e mudar seus objetivos.

Prof. Mário Sérgio Cortella

Desafio de Disciplina

Pensem em algo que sabem que iria lhes fazer bem, mas que, por falta de disciplina, não têm conseguido colocar em prática, e estabeleçam uma meta com o tempo que irão se dedicar a esta tarefa diariamente – só por esta semana.

Pode ser desde um serviço voluntário, um novo projeto para a empresa, até coisas mais cotidianas como ler um livro, passar mais tempo com os filhos, praticar exercícios, começar uma dieta, rezar, escrever etc. Ao final desta semana, além de se sentir muito bem, terão uma ideia mais concreta do nível de disciplina que possuem.

Conquistar a atenção

Pense em quantas coisas estão competindo por sua atenção neste momento: e-mails, projetos, programas de TV, sites, família etc. Como sua atenção é limitada, ela filtra naturalmente aquilo que mais lhe interessa.

Portanto, nunca tenha a atenção do seu cliente como algo garantido, pelo contrário, ela tem que ser conquistada – e rapidamente. Pense como se ele estivesse folheando uma revista. A menos que você o freie com algo interessante, ele passará batido pela sua “página”.

Mudar é difícil

Pense em nosso cérebro como se ele fosse um domador em cima de um elefante. Por mais que o domador – racional e fraco – tente fazer com que o elefante mude sua trajetória, este – emocional e bem mais forte – tende sempre a retornar ao seu caminho. Por isso, a maioria das mudanças são passageiras.

O segredo está em preparar o elefante antes da mudança para que ele esteja motivado o bastante para permanecer por tempo suficiente no caminho que você deseja.

Quociente Espiritual

Após a constatação de que muitas vezes pessoas, mesmo com um alto QI, não se tornavam bem sucedidas na vida, surgiu o Quociente Emocional para tentar identificar o que realmente determinava o sucesso de um indivíduo. Mas a fórmula ainda estava incompleta.

Foi então que a Dra. Dana Zohar criou o termo QS, da sigla inglesa para Quociente Espiritual. O QS está relacionado à capacidade que uma pessoa tem de dar sentido à sua vida e é tão importante quanto os outros para o ser humano. 

Negócios e família

É possível atingir a excelência nos dois? Eu acredito que não. Por vários motivos. Mas, principalmente por ambos serem papéis onde você deve estar sempre presente.

Para ser um bom pai ou uma boa mãe, é preciso passar milhares e milhares de horas com os filhos. O mesmo para o cultivo de um casamento feliz.

Da mesma forma, não imagine que se tornará o CEO da empresa trabalhando apenas de segunda à sexta, das 8h00 às 18h00.

Como o tempo é um recurso finito, logo, é impossível conciliar a excelência nos dois campos.

Entretanto, creio que exista um ponto de equilíbrio para cada um nesta escala. Este, sim, possível de se alcançar.

Não existe sucesso absoluto pois cada decisão corresponde a uma renúncia, por isso as escolhas são inevitáveis. Sábio, portanto, é aquele que possui autoconhecimento para tomar as decisões que lhe trarão felicidade.

“Por sabedoria entendo a arte de tornar a vida mais agradável e feliz possível”. (Arthur Schopenhauer)

Líderes e liderados

Você que tem chefe: não julgue-o superficialmente, tente se colocar no lugar dele com o peso das responsabilidades que carrega. Você que é chefe: deve estar em constante estado de desconforto procurando cada vez mais ser um líder melhor, extraindo o máximo potencial de seus subordinados e, o mais difícil, conquistando a admiração e lealdade.

Poder e Autoridade

Poder é a habilidade de forçar pessoas a agirem, mesmo contra sua vontade. Autoridade é o talento do líder de fazer as pessoas trabalharem voluntariamente devido a sua influência. O subordinado obedece a quem tem poder, por medo, mas colabora com aquele que tem autoridade por respeito e admiração.

O poder é circunstancial, não depende de méritos e corrói as relações com o tempo enquanto que a autoridade é conquistada através do exemplo e da servidão.

H. Wells e os marcianos

No dia 30 de Outubro de 1938, milhares de pessoas ligaram desesperadas para polícia, bombeiros e vizinhos. Elas haviam ouvido no rádio uma notícia assustadora: Marcianos estavam invadindo Nova Jersey.

Em uma estranha antecipação dos ouvintes, o pessoal foi incapaz de ouvir o programa o suficiente para entender que era uma encenação, parte de uma dramatização do livro “Guerra dos Mundos”, de H.G. Wells.

O resultado? O caos foi gerado nas ruas, pessoas correndo para todos os lados desesperadas. Houve até suicídios. Um episódio como este revela o quão imprevisível e impressionante pode ser a reação da sociedade e também o poder de manipulação dos meios de massa.

A Cabritinha

Esta é uma história verídica e aconteceu este final de semana. Meu sogro, que viaja bastante pelo interior, estava passando por um lugar que criava cabras e resolveu parar para conhecer. A dona do estabelecimento aproximou-se e o recebeu com cortesia:

– Bom dia! O que posso fazer pelo senhor?

– Olá, eu gostaria de comprar um filhote de cabrito.

– Temos uma cabritinha que acabou de nascer. Seu nome é “Tieta”. Sua mãe morreu logo após o parto.

– É essa mesma! Quero dá-la de presente a minha netinha. Tenho certeza de que ela irá amá-la. Quanto custa? – ele perguntou já puxando a carteira.

– Para sua netinha? Não posso cobrar o senhor, então. Leve-a, não custa nada. Aqui estão o leite e todos os medicamentos que ela precisa.

Ele agradeceu e seguiu viagem.

Vejam como o lucro e a busca incansável pelo atingimento de metas nem sempre são os principais motivadores das pessoas – principalmente para aquelas que vivem afastadas dos centros urbanos. Esta senhora não estava preocupada com a negociação do preço ou com quanto poderia ganhar com a venda da cabritinha. Bastou saber qual era o motivo da compra do meu sogro que estes fatores tornaram-se irrelevantes. Tudo o que ela queria era fazer uma criança de 5 anos que ela nem conhecia feliz.

E isto para ela bastava.

Consumo

Gosto de rever constantemente meus hábitos de consumo. Pergunto-me: preciso realmente disso? Para mim, “menos é igual a mais”. Economizo em coisas que ao meu ver são banais, para poder gastar mais naquilo que realmente importa para mim.

Já vi casos onde a pessoa se endivida até o pescoço para comprar uma bolsa, um par de sapatos (apesar de já possuir dezenas), ao mesmo tempo em que economiza na compra do supermercado, deixa de fazer um curso porque é muito caro. Ou ainda, gasta uma fortuna para comprar um vestido que usará uma ou duas vezes na vida e economiza para comprar um colchão que passará um terço do seu tempo.

Conheço algumas pessoas que tentam preencher um vazio em suas vidas indo ao shopping, como se isso fosse resolver alguma coisa. Gastar, consumir, comprar, pode até gerar uma sensação de bem-estar, mas que é efêmera e logo se esvanece. O que a pessoa faz, então? Volta ao shopping e acaba entrando em um ciclo vicioso.

Você já parou para pensar que a vida dos seus sonhos pode estar muito mais perto do que você imagina?

Sabe… transformar sua vida é mais rápido e simples do que parece, você só precisa de três coisas:

a) Sair um instante da “correria do dia a dia” para definir aonde quer chegar

b) Ter um método eficiente, que realmente funcione, para chegar lá

c) Agir imediatamente sem “deixar para amanhã”

Parece simples? E é mesmo, desde que você tenha essas três coisas e foi justamente isso que eu busquei criar com o meu Curso Online “O Verdadeiro Sucesso”, um desafio de 12 Dias que já transformou a vida de muita gente e vai transformar a sua também, porque ele realmente funciona e prova disso estão nos depoimentos que eu vou deixar aqui abaixo.

Assista ao vídeo e se você tiver interesse em se inscrever, acesse www.paulomachado.com e preencha o formulário ao final da página para se candidatar a uma das vagas. Mas atenção! As vagas estão acabando e as inscrições vão encerrar dia 30 de dezembro.

Então, se quiser transformar de verdade a sua vida como essas pessoas abaixo, a hora é agora. Não vai haver prorrogação e não existe a previsão de uma data para uma nova turma.

Lembre-se: “Lá na frente você vai desejar ter começado hoje…”

Fico no seu aguardo, acesse agora: www.paulomachado.com

Paulo

PS: Para você ter a certeza de estar tomando a decisão certa, eu vou oferecer uma garantia especial: se ao final dos 12 Dias você achar que não valeu a pena ou não teve resultados, eu vou te devolver 100% do seu investimento! Isso mesmo, se não estiver satisfeito, vai receber de volta cada centavo.

Mas isso só vale para você que se inscrever agora antes que as vagas acabem, ok? Então, aproveite, essa é a sua chance.

Esse texto é especial para você que está chegando agora ao final de 2019 e todas aquelas coisas que você desejou no início do ano NÃO se concretizaram…

Talvez você quisesse ser promovido, expandir seu negócio, mudar de emprego, aprender inglês, perder peso, ter mais qualidade de vida, encontrar uma pessoa especial para ter ao seu lado, criar novos hábitos… mas tudo não passou de um desejo que foi se perdendo nas demandas e na correria do dia a dia e, por fim, tornou-se mais uma frustração.

Eu vou tentar aqui explicar da maneira mais simples e direta possível por que isso acontece com a ENORME maioria das pessoas e, mais importante, por que isso vai se repetir com você novamente ano que vem – a não ser que você tenha uma mudança de atitude mental agora mesmo.

A Dor da Estagnação

Sabe aquela sensação de que o tempo está passando e você não está evoluindo, que você não consegue alcançar seus objetivos, que não tem disciplina, foco, motivação etc. Pois, se você ficar comigo até o final, você vai entender exatamente por que isso acontece e o que precisa fazer para mudar de verdade essa história.

Afinal, algumas pessoas conseguem SIM ter essa transformação, não é verdade? O que elas fazem, então, de diferente da maioria? É justamente nesta pergunta que está a chave…

Vamos começar entendendo por que a maioria NÃO consegue mudar. Basicamente é porque você precisa de 3 coisas específicas, como se fossem as 3 pernas de um tripé. Todos nós sabemos que para um tripé se sustentar, ele precisa estar com as TRÊS pernas apoiadas, certo? O problema é que a maioria só tem UMA delas – e às vezes nem mesmo essa.

As 3 Pernas do Tripé

A primeira delas é definir EXATAMENTE o que você está buscando… se eu te perguntasse agora, qual é a principal coisa que você quer transformar na sua vida neste momento, o que você me responderia? A maioria das pessoas não tem essa clareza – e é aí que já começa o problema. Mas, ainda que você a tenha, essa é só a primeira parte…

A segunda perna do tripé tem a ver com a ESTRATÉGIA! Não adianta você só querer… você pode ter toda a motivação do mundo, se estiver com a estratégia errada, nunca vai chegar lá. O resultado de muito esforço em uma estratégia que não funciona é só um: frustração. As pessoas costumam apenas desejar, mas não têm um MÉTODO eficiente para alcançar seus objetivos.

Mas, ainda que você tivesse clareza do que você quer e também a estratégia perfeita que realmente funcionasse, isso não seria suficiente, pois faltaria ainda a terceira e mais importante perna do tripé: o comprometimento de começar AGORA e ir até o final com consistência em suas ações.

E é aqui que a grande maioria dos poucos que sobraram nesse “funil” não conseguem seguir adiante. E por que isso acontece?

Por que isso acontece?

Porque existe uma barreira invisível que eu vou tentar revelar a você agora para que você, uma vez tomando consciência sobre ela, consiga superá-la. Essa barreira chama-se PROCRASTINAÇÃO, o nosso péssimo hábito de deixar para começar AMANHÃ esse processo. E aí o que acontece? Esse amanhã nunca chega e a vida continua sempre a mesma…

Saiba que enquanto você não estiver preparado para agir AGORA MESMO e fazer desse processo de mudança o centro da sua vida (e não tratá-lo como algo periférico, secundário), a sua vida continuará a ser sempre a mesma. Esse ciclo irá se repetir eternamente e você ficará sempre no mesmo nível.

Se você quer mudar, mas não pode agora porque não tem tempo, não tem dinheiro, as coisas estão muito corridas… isso mostra que você não está COMPROMETIDO e, sem isso, nenhuma mudança será possível. Se ficar esperando todas as condições estarem favoráveis para começar a perseguir com foco seus sonhos, você nunca vai começar – essa é a verdade.

Então, vai chegar o final do ano que vem e você estará carregando a mesma frustração, só que com um grande agravante: o tempo está passando. Antes você tinha lá seus 20 anos, mas agora, de repente já está com 30, 40, 50…

Desperte enquanto é tempo

Por isso, eu espero ter conscientizado você através desse texto, criado uma espécie de despertar, pois, a meu ver, se chegou até aqui, você tem duas opções: continuar prisioneiro desse ciclo de insatisfação enquanto os anos vão passando OU assumir o controle da sua vida e começar a caminhar com foco rumo ao futuro que realmente quer construir para si a partir de agora.

Se escolher a primeira opção, eu sinto muito por você, pois sei que é capaz de fazer muito mais com a sua vida, mas respeito, afinal essa é uma escolha só sua… Agora, se escolher a segunda opção, mas não sabe exatamente o que fazer ou por onde começar esse processo e seguir até o final, então, eu quero te ajudar.

Eu tenho um Método que já ajudou muitas pessoas a terem uma transformação verdadeira e permanente em suas vidas. Trata-se do Curso Online do meu livro: O Verdadeiro Sucesso (☆☆☆☆☆ na Amazon) que consiste em um Desafio de 12 Dias e tem como objetivo gerar resultados RÁPIDOS em sua vida pessoal e profissional agora mesmo – e que realmente funciona, prova disso são todas pessoas que estão tendo enorme sucesso com ele.

Mais do que isso, seu objetivo não é apenas melhorar sua vida pessoal e alavancar sua carreira, mas fazer com que você inicie a partir de agora um futuro completamente diferente para sua vida, extraindo o melhor de si e caminhando com foco rumo a todos os seus objetivos.

Eu vou abrir a ÚLTIMA Turma de 2019 nos próximos dias e as vagas são limitadas. Se quiser saber mais e se candidatar a uma vaga, escreva para contato@paulomachado.com dizendo “Por que você quer fazer esse Curso Online” que minha equipe entrará em contato com você, ok?

Aproveite bem essa oportunidade porque se não agir agora, o próximo ano vai passar em um piscar de olhos e você vai desejar ter começado hoje.

Um abraço,

Paulo

PS: Ressalto novamente apenas que as vagas são limitadas, então, quanto antes você responder, maior a sua chance de conseguir uma vaga.

Essa dica é para você consultor, advogado, empreendedor que sempre quis começar a gravar vídeos para sua Empresa ou para Mídias Sociais, mas acabou nunca começando porque acha que é muito difícil e trabalhoso o processo.

As pessoas sempre me perguntam como eu faço os meus vídeos, então, resolvi gravar esse tutorial onde eu mostro passo a passo como gravar, editar e publicar vídeos de maneira rápida, totalmente gratuita e sem precisar baixar nenhum programa de edição. Espero que gostem…Espero que gostem…

www.paulomachado.com

#Vídeos #Câmera #Youtube

“Os pais precisam dar menos presentes e dar mais atenção a seus filhos.” – Divaldo Franco

Dar atenção não quer dizer estar com o filho ao seu lado enquanto você mexe no celular, mas estar com a sua atenção 100% dedicada a ele.

A propósito, qual foi a última vez que você largou o celular e sentou no chão para brincar com o seu filho?

O vínculo verdadeiro se forma quando você se dedica plenamente a ele no tempo em que estão juntos, buscando compreender e penetrar no seu mundo.

Esses dias eu ouvi uma pessoa dizer com muita propriedade que as crianças de hoje estão sendo criadas por babás eletrônicas (celulares, tablets, YouTube, Netflix…) e isso, ao meu ver, traz dois males terríveis:

Primeiro, o vício e a dor da abstinência, algo difícil de ser suportado por um adulto, quem dirá por uma criança em tenra idade.

Segundo, o vínculo que se forma não é entre pais e filhos, mas entre a criança e os eletrônicos.

São os pais que devem cantar a música da Galinha Pintadinha olhando nos olhos dos seus filhos e não cederem à comodidade de deixá-los com seus tablets para que possam ver seu Instagram.

Sem essa formação de vínculo inicial, essa base, o risco de você ter no futuro um adolescente com o qual você não tem nenhuma ligação é muito grande. Portanto, fica o alerta.

Por fim, quero ressaltar que não sou contra a dar presentes, deixar as crianças assistirem desenhos no tablet etc., estou apenas chamando a atenção para o quanto nós estamos terceirizando a nossa responsabilidade de pais em nome da comodidade que a vida moderna nos trouxe.

Neste Natal, lembre-se que o melhor presente que você pode dar aos seus filhos é o seu tempo e a sua atenção plena a eles.

www.paulomachado.com

Por que esta data é tão importante para os Norte-Americanos? Como surgiu? Qual é a sua relação com o BlackFriday? Conheça um pouco deste dia que nos convida a ser gratos por todas as coisas boas em nossa vida.


http://paulomachado.com


#Thanksgiving #DiaDeAçãoDeGraças


“Na prática, nós temos de 2 a 5 minutos de vida, mas que, a cada respiração, esta contagem é zerada.”

Aqui está uma reflexão sobre sobre a maneira pela qual estamos conduzindo nossas vidas. Será que estamos focando no que realmente importa ou estamos deixando a verdadeira essência da vida ser sufocada por ilusões?

www.paulomachado.com

Aqui está um tema essencial para o nosso crescimento: saber aceitar e lidar com as Críticas. Eu confesso que sou uma pessoa que tenho uma certa dificuldade em fazer isso, mas, neste vídeo, eu comento como fui aprendendo, com o tempo e o amadurecimento, a perceber o verdadeiro valor de uma crítica construtiva de alguém que quer o meu bem.

www.paulomachado.com

Você provavelmente já perdeu alguma boa oportunidade na vida porque a outra pessoa não conseguiu perceber o seu verdadeiro valor, não é? Seja uma oportunidade de negócio, uma vaga de emprego, uma promoção ou até mesmo alguém que você gostaria de conquistar o coração…

São muitos aqueles que possuem um enorme potencial, mas que não conseguem traduzir esse potencial em resultados práticos em suas vidas. Por que isso acontece? O que lhes falta? Normalmente, uma série de coisas, mas uma delas é certa: Poder de Influência e Persuasão.

Não basta ter conhecimento, caráter, capacidade, currículo, experiência, qualidades se você não tiver a capacidade de fazer o seu valor ser percebido pelas outras pessoas.

Eu sempre falo no Marketing: “Seu valor não é determinado por quanto você vale, mas por quanto as pessoas acham que você vale”.

Por isso, é preciso saber fazer transparecer aos outros o “diamante” que existe dentro de você. E, para você conseguir isso, um aspecto fundamental é o seu Carisma.

Sabe aquelas pessoas que, por algum motivo, todos parecem gostar delas? Como elas conseguem isso e como você pode aumentar isso em você também? Pois é exatamente o que nós vamos ver neste vídeo…

www.paulomachado.com

#Carisma #Influência #Persuasão #Negociação #Comunicação #Liderança #DaleCarnegie #RobertCialdini

Em 1937, um americano chamado Dale Carnegie escreveu um dos maiores clássicos do Desenvolvimento Pessoal. “Como Fazer Amigos e Influenciar Pessoas” já vendeu mais de 50 milhões de cópias desde seu lançamento e foi eleito o 19º livro mais influente de todos os tempos segundo a Time Magazine.

Ora, se esta obra permanece quase um século depois de seu lançamento nas listas de best-sellers ao redor do mundo, isso quer dizer que seus ensinamentos são universais e continuam valendo até hoje.

E continuam mesmo! 

Eu recomendo que você o coloque imediatamente em sua lista de leitura, mas até lá, eu separei aqui aquelas que eu considero as 6 Principais lições do livro para que você possa aplicar na prática e constatar por si mesmo o efeito imediato que elas vão ter no seu poder de influência sobre as pessoas ao seu redor.

1. Se você quer tirar mel não bata na colmeia

“Não critique, não condene e não reclame.” Faça disso o seu mantra e veja como a sua vida muda na hora! Desafie-se a passar uma semana sem criticar, condenar e reclamar de nada e veja como você começa a raciocinar diferente diante dos problemas que enfrenta.

Faz parte da nossa natureza humana se ofender e rejeitar qualquer tipo de crítica recebida. Em vez de buscar ouvir e entender por que somos criticados, a nossa tendência natural é a de nos fecharmos e nos esforçarmos ainda mais para nos defender e apresentar justificativas à crítica.

Criticar não gera nenhum bem ou transformação positiva. Ao contrário, gera apenas mágoa e ressentimento. Uma relação à base de críticas não é sustentável e um exemplo claro disso é o filho adolescente que não escuta mais os pais porque a “ponte” da comunicação entre eles ruiu de tão desgastada e agora as palavras já não surtem mais qualquer efeito.

2. O grande segredo em lidar com as pessoas

Uma das maiores motivações dos seres humanos é o desejo de se sentir importante e reconhecido. Quer fazer alguém gostar de você, faça com que essa pessoa se sinta importante!

Ralph Waldo Emerson disse: “Toda pessoa que eu encontro é superior a mim em alguma coisa e nisso eu posso aprender com ela”.

Procure algo que você genuinamente admira ou respeita em seu interlocutor e faça com que ele se sinta valorizado por aquilo. Repare como as pessoas mais carismáticas são sempre aquelas que elevam os outros.

3. Aquele que conseguir fazer isso, terá o mundo aos pés

A minha sobremesa favorita é, sem dúvida, o pavê de amendoim da minha mãe. Só de pensar, já começo a salivar. Entretanto, se eu for pescar, eu não vou colocar um pedaço de torta no anzol e sim uma minhoca porque é disso que os peixes gostam.

Parece óbvio, não? Mesmo assim, é exatamente isso que fazemos em nossas interações com as pessoas. Queremos ser cativantes, mas falamos sobre o que nos interessa, aquilo que gostamos, aquilo que queremos, quem somos…

Fale sobre o outro, seus interesses, busque aprender… além disso, escute com atenção e consideração, não simplesmente espere o outro terminar para você poder falar. Faça um teste e veja você mesmo a diferença.

4. Faça isso e será bem recebido em qualquer lugar

A melhor forma de fazer alguém gostar de você é mostrando-se genuinamente interessado por ela. Isso vale mais do que todas as técnicas de vendas que qualquer um poderia lhe ensinar.

Fale menos e pergunte mais! As pessoas adoram quando você demonstra um interesse sincero por elas ao passo que ninguém gosta daquele que só fala de si.

Quer conquistar um empresário? Pergunte de maneira genuinamente interessada e deixe-o falar sobre a sua empresa, a história etc. eles adoram isso!

Quer conquistar alguém? Descubra rapidamente quais são os interesses dessa pessoa, encoraje-a a falar sobre ela mesma e cale-se. Pratique a escuta ativa (quando você se esforça para prestar atenção), que automaticamente você irá gerar empatia com seu interlocutor. Você irá constatar que as pessoas estão muito mais interessadas em falar sobre si mesmas do que em escutar o que você tem a dizer. 

5. É impossível sair vencedor de uma discussão

A única forma de ganhar uma discussão é: não entrando nela. Uma vez que você começa a discutir com uma pessoa (o que é diferente de ter um diálogo construtivo) você só tem duas saídas e nenhuma delas será boa para você.

Se estiver errado, você perde a discussão e ainda corre o risco de ser humilhado. Se estiver certo, você ganha a discussão, mas sai perdendo porque irá levar o ressentimento da outra pessoa.

Quando discordar de alguém, assuma uma postura mais humilde e, em vez de dizer: “Você está errado! ”, diga algo como: “Me ajude a enxergar onde estou errado…” ou “Quero entender por que você acha isso…”. Dessa forma, você desarma a outra pessoa, mantém uma conduta nobre e ainda se resguarda no caso de realmente estar sem razão.

Dale Carnegie escreve:

“Você pode dizer a um homem que ele está errado por meio de um olhar, um gesto, uma entonação, como também por meio de palavras, mas se lhe disser que está errado, pensa que o levará a concordar com você? Nunca! Pois você deferiu um golpe direto contra a sua inteligência, contra seu julgamento, contra seu orgulho, contra seu amor-próprio. Isso fará apenas que ele queira revidar, mas nunca fará com que mude de ideia. Você não alterará sua opinião, pois lhe feriu a sensibilidade.”

Por fim, sempre que perceber que você está errado em determinada situação, admita rápida e abertamente. É incrível como isso é raro. Quantas vezes você já ouviu: “Me perdoe, admito que estava errado”? Essa atitude será muito mais admirada e respeitada do que a insistência, às vezes vergonhosa, de tentar encontrar justificativas.

6. O som mais bonito do mundo

Você sabe qual é o som mais bonito do mundo? Aquele que é o mais agradável aos ouvidos de qualquer pessoa? É o som do seu próprio nome! Faça a experiência. Pegue um restaurante aonde vai com frequência e comece a perguntar e chamar as pessoas pelo nome. Você vai ver o efeito que isso terá na maneira como elas irão tratá-lo. Chamando pelo nome você demonstra consideração pela pessoa.

Comece a prestar atenção nisso, coloque esse hábito em prática por onde passar e perceba como uma atitude tão simples e sutil pode ter um efeito tão grande.

www.paulomachado.com