Grande concorrente ao Oscar e com o inacreditável score de 94 no Metacritic (site que compila críticas das principais mídias internacionais), Dunkirk é uma obra-prima.
Ainda assim estou certo de que muitos sairão do cinema achando ele ruim – e você já vai entender por quê.
Se você é ultrassensível em relação a spoilers e não quer saber absolutamente NADA sobre o filme, sugiro que pare agora a leitura, mas, caso contrário, vale a pena você ler porque provavelmente vai conseguir extrair muito mais dessa experiência única!
Pode continuar tranquilo que não vou revelar nada da história.
No filme, existe uma grande sacada que mostra toda a genialidade de Christopher Nolan. Mesmo estando explicitamente escrita logo no início, confesso que só consegui entender de verdade depois que cheguei em casa.
A história se passa no início da Segunda Guerra Mundial (setembro de 1940). Dunkirk é o nome de uma cidade na França (Dunquerque) onde mais de 400 mil soldados ingleses e franceses ficaram encurralados pelas tropas nazistas. Apesar da distância até o Reino Unido ser apenas de 35km (Canal da Mancha), não havia maneira de eles voltarem para casa.
 

3 histórias diferentes

A narração é composta por 3 histórias distintas: O Molhe (terra), O Mar e o Ar. E qual é a grande sacada aqui que torna o filme completamente original?
O tempo é diferente para cada uma delas.
No começo de cada uma aparece:
O Molhe (1 Semana)
O Mar (1 Dia)
O Ar (1 Hora)
Ou seja, está explícito, a primeira história dura uma semana, a segunda um dia e a terceira uma hora. Mas, entender na prática é mais difícil, porque o tempo de duração das cenas são similares. Confuso? Pois é, dá um nó no cérebro mesmo (marca do diretor). Mas, aqui está uma imagem que encontrei que explica isso graficamente e daí fica mais fácil de entender:
 

 
Então, se você assistir ao filme como uma história linear, ficará perdido e confuso. Por isso, imagino eu, tantas pessoas vão achar o filme ruim. Mas, pelo contrário, o filme é genial, só que você tem que quebrar a cabeça para entender!
 

Originalidade pura

Além disso, são tantos pontos que tornam Dunkirk diferente de todos os filmes de guerra que você já viu que nem sei por onde começar:

  • Dura apenas 109 minutos (curto para um filme de guerra)
  • Não há uma gota de sangue no filme
  • Os personagens não possuem uma história de fundo…
  • …e ainda assim você se conecta profundamente a eles pela situação que estão passando
  • Praticamente nenhum uso de computação gráfica…
  • …mas com uma direção e cenas de tirar o fôlego
  • Não tem versão em 3D
  • No final, (sem spoilers) há uma tomada de um avião com o por do sol ao fundo que é uma das mais belas que já vi na vida
  • O som, tanto os efeitos, quanto a música também são a melhor combinação que eu já vi. Uma tensão que mexe com você do início ao fim.
  • Faço questão de falar de novo porque a trilha é magistral, só ela já valeria o ingresso! Hans Zimmer em seu melhor…
  • Há um belíssimo ato humanitário no final que foi determinante para a futura virada na guerra contra os nazistas
  • Tem também uma cena comovente no barco de um garoto para tentar salvar o futuro mental de um soldado traumatizado pela guerra

 

Não assista no cinema comum

Por fim, não cometa o pecado de assistir a esse filme em um cinema convencional (ou TV quando ele sair). Christopher Nolan falou, esse filme foi feito para ser visto em IMAX/XD – que são aqueles com a tela maior, som mais potente etc. Você sente literalmente o avião passando sobre a sua cabeça na sala, tiros vindos de todas as direções, bombas explodindo do seu lado. O que o diretor quis fazer um filme sobre a sensação de estar ali e realmente, você se sente como se estivesse no meio do campo de batalha, assistindo aos atores ao vivo.
Simplesmente fenomenal. 10/10
Aqui está um vídeo (em inglês) no Youtube que explica toda essa distorção temporal:
https://www.youtube.com/watch?v=JUwRuUWHMFc
Técnica de Hans Zimmer para gerar tensão na música:
https://www.youtube.com/watch?v=LVWTQcZbLgY

Gostou? Então, acesse agora: www.paulomachado.com para saber mais.
 
 

Compartilihe este Artigo:

Compartilihe:

Entre em Contato:

Quer Alavancar os Resultados da sua Empresa? Solicite uma Proposta de Consultoria, Palestra ou Treinamento:

Entre em Contato

Preencha abaixo para solicitar uma Consultoria, Palestra ou Treinamento:

Conheça também o Programa Online de Desenvolvimento baseado no meu livro e ofereça a sua equipe: www.verdadeirosucesso.com

Paulo Machado
Paulo Machado
Paulo Machado trabalhou por vários anos ligado à ONU, aprendeu 5 idiomas, viajou por quase 30 países, morou no Canadá e na Itália, onde trabalhou com o jogador de futebol Clarence Seedorf no Milan.

É Professor Referência da PUCPR, autor do livro “O Verdadeiro Sucesso” e hoje, com mais de 20 anos de experiência, ajuda pessoas e empresas a crescerem por meio de sua Consultoria, Palestras e Treinamentos.