Esses tempos, tive o grande prazer de fazer uma Live para uma das maiores companhias do setor de concessões de rodovias do Brasil, com mais de 3.400 km administrados e com mais de 4.700 colaboradores. O tema era sobre como sair fortalecido e crescer em momentos de crise.

Mensagem central

O meu objetivo aqui hoje nesta apresentação é bem claro e, confesso, um tanto ambicioso: Ajudar vocês a mudar uma chave mental que vai fazer com que vocês enxerguem de uma maneira totalmente diferente o momento que nós estamos vivendo e – a partir desta nova visão – comecem a ter novas atitudes, comportamentos que vão fazer com que vocês aproveitem estas crises para criar um novo futuro para a vida de vocês.

Há duas formas de enfrentar este momento que todos estamos passando, como se fossem dois futuros possíveis que estão diante de cada um de nós. E o futuro que nós iremos colher em breve quando tudo isso tiver passado, vai depender das escolhas que nós fizermos neste momento.

E para explicar melhor isso, eu gostaria de começar trazendo a introdução de uma palestra de um famoso orador americano (já falecido) chamado Zig Ziglar onde ele faz à plateia 3 perguntas:

  • Você acredita que existem coisas que você pode fazer ao longo das próximas semanas que vão tornar sua vida PIOR?
  • Você acredita que existem coisas que você pode fazer ao longo das próximas semanas que vão tornar sua vida MELHOR?
  • Você acredita que a escolha entre uma opção e outra depende de você?

Ou seja, independentemente de qualquer crise, existem coisas que você pode fazer – e que não dependem de nada e nem de ninguém – além de única e exclusivamente da sua vontade, que vão deixar sua vida melhor, independentemente de qualquer circunstância certo?

Dois universos diferentes

Para ilustrar melhor esse raciocínio, imaginem que nós vivemos em dois universos distintos:

Tem o Universo Externo, que é o das variáveis incontroláveis (pandemia, governo, economia etc.), sobre o qual nós não temos nenhum poder e influência.

E tem o Universo Interno, onde neste sim você está no “comando” (Atitude, pensamentos, decisões condutas etc.).

Portanto, neste momento, você tem duas opções: Você pode reclamar da situação que estamos vivendo, das mudanças que estão acontecendo no mundo etc. Vai adiantar alguma coisa?

Ou…

Você pode tirar o seu foco dessas coisas que não dependem de você e concentrá-lo nas coisas que dependem SÓ de você. Indo mais longe ainda, você pode “escolher” enxergar isso que estamos vivendo como uma grande oportunidade de acelerar seu crescimento e então se planejar, criar um plano de ação para aproveitar este momento de uma maneira inteligente e produtiva para sair fortalecido, uma pessoa muito maior do que aquela que lá de trás quando tudo isso começou.

Aliás, você já parou para pensar que este momento único que nós estamos passando pode ser uma oportunidade de ouro para você finalmente conseguir concretizar uma série de mudanças em sua vida que você sempre desejou, mas acabou sempre sendo vencido pela procrastinação, pois estava anestesiado pela correria do dia a dia, vivendo de maneira inconsciente?

Mas de que forma você pode fazer isso?

Este momento é extremamente propício para você, por exemplo:

  • Definir metas claras para sua vida para o seu trabalho
  • Fortalecer seus relacionamentos
  • Melhorar seus hábitos
  • Aumentar seu nível de Autoconhecimento
  • Enfrentar seus medos
  • Encontrar um propósito mais profundo
  • Praticar a bondade e a solidariedade

E do ponto de vista da Empresa como um todo, é uma excelente oportunidade para acelerar o crescimento. Uma grande empresária disse em uma grande crise que passamos recentemente: “A pandemia obrigou as empresas a evoluírem 20 anos em 20 dias”.
Mas como sair de tudo isso que nós falamos com algo prático em mãos? Há várias dicas e recomendações que eu poderia passar, mas vou focar em apenas uma por causa do tempo:

Pegue um pequeno caderno e pergunte-se amanhã: “Quais seriam 3 COISAS que se eu fosse capaz de concretizar fariam com que eu fosse dormir no domingo à noite com o sentimento de plenitude e realização?”. ESCREVA A RESPOSTA.

Daí, no Domingo à noite, pergunte-se a mesma coisa em relação à semana seguinte e escreva a resposta. Você vai ver a enorme diferença que este pequeno ato vai gerar.

Portanto, lembre-se, você pode reclamar de coisas sobre as quais não tem nenhum controle (só vai gerar frustração e um sentimento de impotência) ou você pode focar em si mesmo e enxergar este momento como uma grande oportunidade de crescer como nunca antes na sua vida e realizar uma série de mudanças que vão fazer com que você inicie um novo futuro a partir de agora. A escolha é sua.

A maior de todas as liberdades

Para concluir, deixo uma frase de um psiquiatra austríaco chamado Viktor Frankl que eu gosto muito e que diz o seguinte:

“Tudo pode ser tirado de uma pessoa, exceto uma coisa: a liberdade de escolher sua atitude diante de qualquer circunstância da vida.”

Espero que, com essa reflexão de hoje, vocês possam sair daqui com a energia renovada e motivados a iniciarem uma grande mudança positiva para a vida de cada um de vocês.

Compartilihe este Artigo:

Compartilihe:

Entre em Contato:

Quer Alavancar os Resultados da sua Empresa? Solicite uma Proposta de Consultoria, Palestra ou Treinamento:

Entre em Contato

Preencha abaixo para solicitar uma Consultoria, Palestra ou Treinamento:

Conheça também o Programa Online de Desenvolvimento baseado no meu livro e ofereça a sua equipe: www.verdadeirosucesso.com

Paulo Machado
Paulo Machado
Paulo Machado trabalhou por vários anos ligado à ONU, aprendeu 5 idiomas, viajou por quase 30 países, morou no Canadá e na Itália, onde trabalhou com o jogador de futebol Clarence Seedorf no Milan.

É Professor Referência da PUCPR, autor do livro “O Verdadeiro Sucesso” e hoje, com mais de 20 anos de experiência, ajuda pessoas e empresas a crescerem por meio de sua Consultoria, Palestras e Treinamentos.