Oprah Winfrey, a famosa apresentadora americana, uma vez disse: “A maior aventura que uma pessoa pode ter é viver a vida dos seus sonhos.” Infelizmente, a realidade para a grande maioria está mais próxima da frase de Robin Sharma: “Uma das coisas mais tristes da vida é chegar ao fim e olhar para trás arrependido, sabendo que você poderia ter feito, tido e se tornado muito mais.”.
Segundo a Previdência Social nos EUA, se você pegar 100 americanos começando hoje suas carreiras e acompanhá-los pelos próximos 40 anos, eis o que irá encontrar: somente um será rico, 4 terão segurança financeira, 5 continuarão trabalhando, não porque querem mas porque precisam, 36 estarão mortos ou doentes e 54 estarão dependentes de familiares ou do governo para sobreviver. Ou seja, 95% não terão alcançado o sucesso. Se esta é a realidade por lá, imagina aqui no Brasil, então.
Você pode dizer, mas aí você está considerando somente a parte financeira. Pois bem, vamos dar uma rápida olhada às outras. Ainda nos EUA, 222 milhões de pessoas (69% da população) estão acima do peso das quais 80 milhões são obesas! Um a cada dois casamentos acabará em divórcio.  70% das pessoas serão vítimas de depressão clínica em algum momento da vida. Dois terços estão insatisfeitas com o trabalho e com a carreira. A lista é grande, mas a questão aqui é: se você pretende ficar na média, o horizonte para sua vida não é nada animador.
A boa notícia é que não há absolutamente nada que lhe impeça de mudar este destino agora mesmo, começando neste mesmo instante. Felicidade, saúde, sucesso, dinheiro, amor, liberdade. Você pode ter tudo isso. Porém, este tipo de vida não “acontece” simplesmente. Esta é uma vida que deve ser projetada.

Não é tão difícil ou complexo quanto parece

Jim Rohn, o mentor de Tony Robbins, tem uma frase que me marcou minha vida: “O seu nível de sucesso na vida jamais irá ultrapassar o seu nível de Desenvolvimento Pessoal porque sucesso não é algo que você persegue, mas algo que você atrai pela pessoa que você se torna.” Como alguém pode querer ter nível “10” de sucesso (saúde, felicidade, finanças, relacionamentos, carreira, espiritualidade etc.) se investe 1 ou 2 em seu desenvolvimento?
Nosso mundo exterior sempre será o reflexo do interior. Nosso nível de sucesso sempre será paralelo com o nosso nível de Desenvolvimento Pessoal. Enquanto você não tomar a decisão de investir em seu próprio desenvolvimento todos os dias para se tornar a pessoa que precisa ser para criar a vida que você almeja, o sucesso sempre será inalcançável.

Mas eu não tenho tempo para isso!

No livro “The Miracle Morning”, de Hal Elrod (ainda sem tradução para Português), o autor escreve que a chave para melhorar sua vida está naquilo que você faz antes das 8h00 da manhã. Como você acorda todos os dias e a sua rotina matinal (ou a falta dela) afeta dramaticamente o nível de sucesso nas diferentes áreas da sua vida. Se você aperta o botão “soneca” 5 vezes no despertador, levanta atrasado, engole um café quente e sai correndo para trabalhar, você já programou que seu dia será ruim. Se isso já se tornou um hábito, não é de se espantar se a sua vida estiver uma desequilibrada.
Por outro lado, manhãs produtivas, focadas, bem sucedidas geram dias produtivos, focados e bem sucedidos. O segredo, portanto, segundo o autor, é acordar uma ou até duas horas antes do que o habitual para que você possa criar uma série de rituais matinais que terão um enorme impacto em seus dias.
Talvez você esteja pensando “Acordar mais cedo?! O que eu preciso é dormir mais e não menos.” Ocorre que o seu nível de energia está muito mais ligado com “os motivos que você tem para sair da cama” do que com “o número de horas que você dorme”. Basta ver que há pessoas que acordam 5h00 da manhã e estão sempre dispostas e tem gente que dorme 10 – 12 horas e está sempre cansada.
O melhor é que você ganhará tempo para fazer coisas que sempre diz que não tem tempo para fazer como ler, se exercitar, meditar/orar, planejar o dia, investir em seu desenvolvimento etc. e isso irá gerar uma incrível motivação que fará com que você se sinta completamente energizado mesmo tendo dormido menos que era acostumado.

Veja como foi meu dia hoje por exemplo

Hoje eu acordei às 5h15. Agora são 7h25 e eu já fiz minha oração matinal, meditei, caminhei enquanto ouvia um programa de Desenvolvimento Pessoal, li 5 capítulos do meu livro, tomei um bom café da manhã, escrevi este texto, planejei meu dia e talvez você nem tenha acordado ainda!
Resumindo, a grande maioria das pessoas não alcançará o sucesso simplesmente porque não investe em seu Desenvolvimento Pessoal e uma boa forma de fazê-lo é acordar mais cedo, desenvolver uma rotina de rituais matinais onde você consiga programar dias de sucesso sua vida. Faça uma experiência e descubra esse grande poder transformador dentro de si!
Fonte/Inspiração: Livro “The Miracle Morning”

Gostou? Então, acesse agora: www.paulomachado.com para saber mais.