Qual é a forma mais efetiva para conseguir transformar rapidamente o país? Eis uma reflexão muito interessante que surgiu em um Treinamento de Desenvolvimento Pessoal que fui dar aos novos Servidores do Estado do Paraná na sexta-feira.

É praticamente consenso que a única forma de mudar de verdade um país é através da Educação. Entretanto, esse é um investimento que, apesar de ser prioridade, demora a dar resultados. Além disso, não basta simplesmente colocar mais dinheiro na área educacional.

Prova disso é que o investimento em educação aumentou de forma exponencial nas últimas décadas e os resultados continuam totalmente insatisfatórios. Sem eficiência, todo esse investimento se transforma em desperdício e falta de melhorias reais para a população.

Portanto, voltando à pergunta do início, em minha humilde opinião, a melhor forma de gerar uma transformação rápida para aquelas pessoas que estão na fila do hospital, do desemprego, sem segurança etc., que não podem esperar, é aumentando a efetividade do Estado.

Isso passa por uma Profissionalização da Gestão Pública que, por sua vez, passa por uma mudança de mentalidade onde o Estado responde pelo bom uso de cada centavo utilizado do dinheiro de nossos impostos e os servidores, que outrora buscavam apenas a estabilidade (que gera naturalmente acomodação), passam a buscar constantemente o crescimento e a excelência para melhor atender as demandas da população.

Por isso, eu parabenizo o Projeto “Escola de Gestão” do Governo do Estado do Paraná, que visa justamente essa profissionalização da gestão pública, e fico muito feliz poder contribuir para este modelo.

Isso independe de governo ou ideologia política, pois todos queremos um Estado mais eficiente dentro das áreas que lhe compete para melhor servir o cidadão.

Uma ótima semana a todos!

Se gostou, deixe o seu Like e Compartilhe… e, para manter contato comigo:

Site: http://paulomachado.com/

Programa de Coaching Online: http://verdadeirosucesso.com/

Canal do Youtube: http://youtube.com/c/paulomachadocoach

Instagram: http://instagram.com/paulo.machado.oficial

Linkedin: https://www.linkedin.com/in/paulorbmachado

Facebook: https://facebook.com/paulomachadocoach

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *