“Fé inabalável é aquela capaz de enfrentar sem temor a razão em todas as épocas da humanidade.” #KardecOFilme
10 Fatos sobre Allan Kardec e o Espiritismo:
- Kardec não é adorado pelos Espíritas (e sim reverenciado).
- Ele foi o codificador da Doutrina Espírita e publicou as 5 obras básicas do Espiritismo: O Livro dos Espíritos (1857), O Livro dos Médiuns (1961), O Evangelho Segundo o Espiritismo (1864), O Céu e o Inferno (1865) e A Gênese (1868).
- Seu nome era Hippolyte Léon Denizard Rivail. Ele adotou o pseudônimo de Allan Kardec para abster-se de todo reconhecimento e prestígio que possuía como grande intelectual influente na academia francesa.
- O centro da vida de todo Espírita é a figura de Jesus Cristo.
- João de Deus nunca foi Espírita. Ser Médium não significa ser Espírita. Chico Xavier sim foi um Médium Espírita.
- Não existe “Espírita Kardecista”, é só Espírita.
- Apesar de ter nascido na França, foi no Brasil que a Doutrina encontrou terreno fértil para crescer. Hoje, o Brasil é maior nação Espírita do mundo.
- O Espiritismo está entre as 10 maiores religiões do planeta. Há mais Espíritas que Judeus no mundo.
- O Espiritismo é uma religião? Sim e não. Depende dos critérios adotados para definir o que é Religião, mas a Doutrina Espírita pode ser vista tanto sob o aspecto religioso como filosófico e científico.
- Apesar das diferenças dogmáticas com Católicos e Evangélicos, o Espiritismo é igual no que diz respeito à crença em um único Deus e na mensagem do Evangelho de caridade e amor ao próximo.
Não tive a oportunidade de assistir ao filme ainda, mas se você tem curiosidade, acredito que será um bom meio para conhecer mais sobre o surgimento da Doutrina no século XIX. A produção me parece muito bem-feita a julgar pelo trailer.
Em breve, será lançado também o filme de Divaldo Franco.