“O futuro não é um lugar para onde estamos indo, mas um lugar que estamos criando. O caminho para ele não é encontrado, mas construído.”
-Antoine de Saint-Exupéry
O sucesso nunca é fruto do acaso, ele é sempre o resultado de um esforço inteligente, de uma conduta anterior.
Isso ocorre porque vivemos em um universo regido por leis e não pelo acaso. Dentre essas leis, existe uma, em especial, que pode ser considerada a mãe de todas as outras: a Lei de Causa e Efeito. Essa lei já é conhecida da humanidade há milhares de anos. Aristóteles a chamava de Princípio de Causalidade, os hindus de Carma, os cristãos de Plantio e Colheita, a física de Ação e Reação.
A Lei de Causa e Efeito afirma que para cada efeito em nossa vida existe uma causa específica. Perceba como a palavra “específica” faz toda a diferença na frase. A partir dela, podemos analisar esta relação de uma maneira mais profunda.
Se efeitos são gerados por causas específicas, podemos, então, aplicar esta lei ao sucesso e afirmar que, se uma vida de sucesso é o efeito, logo, ela deve ter uma causa, ou conjunto de causas específicas.
Isso vale para qualquer área da sua vida: sucesso profissional, abundância financeira, saúde física e mental etc. Vamos ver um exemplo prático para entender melhor.
Pense, por exemplo, em um casamento feliz (efeito). Se você passar tempo e observar mais atentamente o casal, irá perceber quais são foram as causas que geraram esse resultado: a forma como conversam, quanto tempo passam juntos, como lidam com problemas, quais foram os motivadores da união etc.
Agora, para ficar ainda mais fácil perceber, em vez do sucesso, pegue o insucesso. Imagine agora um casamento à beira do divórcio. Da mesma forma, essa situação não se concretizou da noite para o dia, concorda? Ela é o resultado de uma conduta consistente ao longo do tempo. Qual foi o caminho que levou a esse fim? Não foi também um conjunto de causas específicas?
A situação que cada casal se encontra nada mais é que o resultado do conjunto de ações que tiveram ao longo do tempo e que os conduziu até lá.
Se quiser ver como isso vale para dinheiro, trabalho, saúde etc., é só pensar em um familiar que está sempre com problemas financeiros, um amigo acima do peso, um colega infeliz na profissão, o princípio permanece sempre o mesmo.
A situação atual de sua vida é o resultado da sua conduta nos últimos 12 meses. Da mesma forma, analisando a sua conduta atual, é possível prever onde estará daqui 12 meses.
Ou seja, sua vida atual (efeito) é o resultado da soma de atitudes, ações, comportamentos, condutas, hábitos que você cultivou até o momento (causa). Da mesma forma, a sua vida futura será o efeito das causas que você gera no presente.
Mas e a sorte e o azar? Eles existem, mas é um erro acreditar que são responsáveis pelo seu sucesso ou fracasso. Nenhuma pessoa que conquistou o sucesso teve apenas sorte. Do mesmo modo, o azar nunca conseguiu frear quem está realmente determinado a conquistar o que quer.
Portanto, lembre-se: sorte ou azar não existem no longo prazo. Tanto o sucesso quanto o fracasso não acontecem da noite para o dia. A partir desse ponto, procure analisar melhor e a compreender mais profundamente a relação de causa e efeito que existe entre as coisas.
Sucesso = bons hábitos + boas decisões + consistência ao longo do tempo
Fracasso = maus hábitos + más decisões + consistência ao longo do tempo
Então, se existe uma Lei de Causa e Efeito e você tem o poder de ser criar as próprias causas, então é o responsável pelos efeitos que obtém em sua vida? É isso que nós vamos ver no próximo capítulo…
—
Para saber mais, acesse: www.paulomachado.com
Compartilihe este Artigo:
Compartilihe:
Entre em Contato
Preencha abaixo para solicitar uma Consultoria, Palestra ou Treinamento:
Conheça também o Programa Online de Desenvolvimento baseado no meu livro e ofereça a sua equipe: www.verdadeirosucesso.com