5 Coisas que eu faço de manhã que me ajudam ganhar o dia

2018-05-09T10:05:27+00:00

Hoje eu quero compartilhar com você 5 coisas que eu faço todas as manhãs que me ajudam a começar bem meu dia. São dicas práticas e você pode começar todas elas amanhã mesmo se quiser.

Mas, antes de eu te falar, é importante você entender por que é tão importante ter alguns rituais matinais e como isso afeta drasticamente a sua vida.

No livro “O Milagre da Manhã”, de Hal Elrod, o autor escreve que a chave para melhorar sua vida está naquilo que você faz antes das 8h00 da manhã. Como você acorda todos os dias e a sua rotina matinal (ou a falta dela) afeta dramaticamente o nível de sucesso nas diferentes áreas da sua vida. Se você aperta o botão “soneca” 5 vezes no despertador, levanta atrasado, engole um café quente e sai correndo para trabalhar, você já programou que seu dia será ruim. Se isso já se tornou um hábito, não é de se espantar se a sua vida estiver uma bagunça.

Por outro lado, se você for capaz de criar um conjunto de rituais saudáveis e produtivos nos primeiros 90 minutos do seu dia, a mudança vai ser drástica na sua vida.
Então, aqui estão as 5 coisas que eu faço todos os dias que talvez possam ajudar você…

1) Ler

Essa é a primeira coisa que faço no meu dia. Isso mostra o quanto a leitura é importante para mim. Além disso, como é logo cedo, antes de todos os compromissos do dia, eu acabo nunca deixando de ler. Ao longo prazo, é impressionante o resultado deste hábito. É algo que te transforma completamente. Além disso, com o tempo, eu aprendi também a otimizar minha leitura, escolher os melhores livros, melhorar minha velocidade e retenção… Atualmente leio 90% das vezes no Kindle e já me acostumei perfeitamente. Hoje, inclusive prefiro o Kindle ao papel. Pequeno, portátil, tem o dicionário embutido, eu toco uma palavra e aparece na hora o significado, a bateria dura semanas, tenho virtualmente qualquer livro do mundo a um toque de distância etc. É maravilhoso…

2) Meditar

A segunda coisa que eu faço é meditar… uso um aplicativo chamado HeadSpace que foi aquele que conseguiu me ajudar a criar o hábito da meditação. Eu já tinha tentado várias vezes no passado, mas nunca tinha funcionado… hoje entendo por que. Eu estava fazendo tudo errado, não entendia o que era meditação, tentava sentar no chão em posição de lótus (minha coluna aguentava 1 minuto daquilo), tentava fazer por uma hora… tudo errado mesmo. Já aqui, no aplicativo, com as animações eu finalmente entendi o que era meditação, comecei sentado confortavelmente em uma cadeira, só 10 minutos… você vai sendo guiado por áudio durante todo o exercício (só em inglês) e os efeitos são fantásticos. Tem vários programas do iniciante até o avançado. Recomendo muito. A meditação é uma forma de eu ter um tempo só meu, um momento íntimo comigo mesmo, é incrível a sensação de colocar-se como prioridade por um instante… Essa parte também inclui minha oração diária.

3) Tempo com a família

A manhã é um ótimo momento para desfrutar com a família… é uma hora que separo para ter alguns instantes especiais com as minhas filhas, com a minha esposa. Com um pouco de esforço é possível transformar essa parte do dia, ainda que seja breve, em momentos especiais onde você fortalece o vínculo familiar. Isso vale especialmente para pais que acabam tendo pouco contato com os filhos. Se você ainda não tem filhos, isso vale para o seu relacionamento afetivo. Se você não mora sozinho, coloque um fone de ouvido e foque no seu desenvolvimento (palestras, youtube, podcast, audiolivros etc.).

4) Café da manhã

Você já percebeu que pessoas que se alimentam bem e fazem exercícios estão sempre bem-dispostas, cheias de energia? E o que acontece quando você vai para o trabalho com toda essa disposição? Você rende muito mais e, por consequência, avança mais rápido profissionalmente! Viu como uma coisa está ligada com a outra? E o café da manhã, para mim, é um dos pilares de uma vida saudável, por isso procuro sempre tomar um belo café da manhã todos os dias. Normalmente é água (ph10) com limão em jejum e uma “Crepioca”, uma receita que aprendi com a minha esposa. É que só misturar um ovo com farinha de tapioca e colocar na frigideira (praticamente sem óleo) e pronto! Fica tipo aquela massa de Crepe Suíço. Saudável, rápido, prático e gostoso… e ainda tem um cafezinho para acompanhar é claro…

5) Planejar o dia

Aqui esteja talvez o mais importante… todas as manhãs, antes de começar a trabalhar, eu dedico um tempo para pegar um papel e planejar me dia. Ali eu defino quais são minhas metas para aquele dia, identifico as prioridades, organizo a minha agenda. Esse é outro hábito que transforma completamente a sua rotina. Se você conseguir ter a disciplina de se frear todos os dias (nem que sejam apenas 5 minutos) antes de trabalhar para planejar o seu dia e aí focar no realmente importa, a mudança vai ser instantânea!

Então, aí está… 5 coisas que eu faço todas as manhãs que me ajudam a ganhar o dia! E você? Tem algo em especial que te ajuda também? Escreva para mim (contato@paulomachado.com).

Um abraço,

Paulo

Gostou? Então, acesse agora: www.paulomachado.com para saber mais.