Como Aprender Qualquer Coisa em Apenas 20 Horas

2018-05-21T11:15:04+00:00

O que você gostaria de aprender? Tocar violão, falar inglês, jogar tênis… quanto tempo leva para aprender essas coisas? 10.000 horas? E se eu te falasse que você pode adquirir qualquer nova habilidade em apenas 20 horas começando agora mesmo?

Isso é o que afirma o autor best-seller americano Josh Kaufman em seu livro “The First 20 hours”. Tem também o seu TED Talk que eu vou colocar no final deste post. No livro, ainda sem tradução para o português, Josh defende com bastante propriedade sua tese, inclusive empiricamente através de uma série de pesquisas que realizou.

 

Como isso é possível? Não eram 10.000 horas?

Para quem não conhece, existe um outro autor bastante famoso no Canadá chamado Malcom Gladwell que escreveu em 2007 um livro chamado “Outliers” (Fora de Série em Português) onde ele fala sobre as famosas 10.000 horas que são necessárias para alcançar a alta performance em determinada área. Como, então, é possível aprender em apenas 20 horas? Fazendo uma distinção chave…

Josh Kaufman afirma que houve uma grande distorção na interpretação desta teoria. Aquilo que originalmente dizia: “São necessárias 10 mil horas de prática deliberada para estar entre os melhores da sua área”, passou para “São necessárias 10 mil horas para se tornar um expert na sua área”, que passou para “São necessárias 10 mil horas para ser bom em alguma coisa”, que finalmente passou para “São necessárias 10 mil horas para aprender algo”…

Mas o que você quer realmente? Se tornar um músico profissional, ou simplesmente saber tocar aquelas músicas que você gosta no violão?

 

E por que 20 horas?

Para explicar de onde vem esse número, você precisa primeiro saber como funciona o nosso processo de aprendizagem. Vamos supor que você queira aprender algo que você nunca praticou antes… no início o seu desenvolvimento é rápido ou lento? No início, ele é rápido, pois como seu cérebro nunca havia sido estimulado daquela maneira, depois que passa a ser ele responde rapidamente.

Eu lembro até hoje como minha mãe ficou impressionada com o meu francês depois de apenas algumas aulas.

Porém, essa curva não se mantém assim ao longo de todo o seu desenvolvimento. Passado um tempo, seu crescimento estagna e você atinge algo chamado “Plateau”. Se você quiser entender mais sobre isso, deixo aqui um vídeo de 8 minutos de uma palestra minha que fala especificamente sobre isso: https://www.youtube.com/watch?v=rctPhtzKkcM

E quanto tempo leva para se atingir esse primeiro “Plateau”? Algo em torno de 20 horas de prática deliberada.

 

Não são 20 horas de qualquer jeito…

Antes de você sair pegando o violão ou a raquete de tênis ou a prancha de surfe, é importante que você saiba que existe toda uma preparação para fazer com que essas 20 horas deem resultado.

Uma das coisas que você precisa é conhecer o Princípio de Pareto. Deixo outro vídeo meu que fala especificamente sobre ele aqui:  https://www.youtube.com/watch?v=VeU1LJETFRU

Mas, basicamente, esse princípio também conhecido como 80/20 diz que as coisas não estão distribuídas uniformemente em todo lugar, existe sempre uma concentração de recursos. A proporção 80/20 é só uma ilustração, pois essa concentração pode ser maior ou menor, mas o fato é que ela existe. Vou dar alguns exemplos para ficar mais claro:

  • De todos os filmes que são lançados no cinema, alguns poucos ficam com quase toda a bilheteria
  • De todas as seleções que já participaram de uma Copa, algumas poucas ganharam todos os títulos
  • De todo o vocabulário existente em um idioma, você utiliza apenas uma pequena parte dele em quase a totalidade do tempo
  • Em uma equipe comercial, existem aqueles poucos vendedores que são responsáveis por quase todas as vendas
  • Etc.

Aqui vou usar um exemplo bem visual para ficar mais claro ainda. No exemplo do violão ainda, existe uma infinidade de acordes possíveis, porém você só precisa saber QUATRO para tocar praticamente todos os maiores Hits dos últimos 40 anos! Ou seja, tudo que você precisa é saber quatro acordes para tocar praticamente qualquer música da cultura pop recente. Duvida? Então, olha só…

Impressionante, não?

Com 20 horas de prática deliberada você consegue aprender a tocar 4 acordes no violão, concorda? É óbvio que aqui eu não estou falando em se tornar um músico profissional… aí entraria as 10 mil horas que seria o equivalente a um trabalho de 8 horas por dia durante 5 anos.

Mas eu imagino que no começo desse texto você não imaginava que poderia estar tocando uma centena de músicas famosas no violão em apenas 20 horas, não é? Para colocar em perspectiva, 20 horas são 45 minutos praticando por dia durante um mês, e você pode até pular uma vez ou outra.

Ou seja, aquilo que talvez você imagine que está “lá no topo do Everest” pode estar bem mais perto do que você imagina…

É claro que, devido ao espaço aqui eu estou simplificando a explicação, além da questão do Princípio de Pareto, você tem que ter um método eficiente, um mentor experiente etc., mas se você quiser se aprofundar mais, vou deixar o link tanto do livro como do TED Talk “The First 20 Hours”. Se preferir, na hora que for assistir no YouTube, você pode clicar em “Configurações” e colocar a legenda em português.

Livro: http://a.co/gGTuXWR 

TED Talk: https://youtu.be/1I5VY6FsUb0

E você, no que vai investir as suas 20 horas?

Um abraço e até a próxima,

Paulo

PS: Se você gostou e quer saber mais sobre como você pode iniciar um processo de Desenvolvimento Pessoal (e profissional), acesse www.paulomachado.com e conheça o meu novo Programa Online.