O que fazer quando você está sem Motivação

2018-07-16T10:59:29+00:00

O que fazer quando você sabe que precisa mudar as coisas na sua vida, mas está sem energia/motivação para colocar em prática aquilo que deve ser feito?

Aí está uma pergunta de 1 milhão de dólares, mas que eu vou tentar responder para você agora. O texto é longo porque não haveria valor em responder algo tão profundo de maneira tão simplista. Eu espero que valha cada segundo que você investir nele lendo.

Vamos supor que você esteja neste momento passando por uma grande dificuldade. Neste caso, eu vejo três situações possíveis: A) você ainda não sabe o porquê de estar passando por isso; B) você já identificou a causa, mas não sabe o que fazer a respeito ou C) você sabe a causa, sabe o que tem que fazer, mas não consegue ou não tem forças para agir.

 

Em qual grupo você está?

O primeiro passo é definir em qual grupo você está: A, B ou C?

Se você está no grupo A, o primeiro passo, então, é identificar quais foram as causas que conduziram você até esta dificuldade presente. Em outras palavras: O que está causando a sua dificuldade atual. Como vivemos em um mundo de Causa e Efeito, para tudo existe uma causa.

Se você está no grupo B, a pergunta é outra: “O que você deve fazer para cessar essa causa?” Saiba que existem coisas neste exato momento que você pode fazer, que estão ao seu alcance, que não dependem de ninguém e de nada além da sua vontade que vão ajudar você a combater essa causa. Comece obtendo clareza do que precisa fazer…

Por fim, se você está no grupo C, aí é mais complexo… e eu retomo a pergunta do início: O que fazer quando você sabe que precisa mudar as coisas na sua vida, mas está sem energia/motivação para colocar em prática aquilo que deve ser feito?

Neste caso, a chave está em encontrar a sua MOTIVAÇÃO para agir. Descobrir o seu Por Que. Esse é o seu combustível. O seu nível de energia é diretamente ligado à clareza que você tem das suas motivações. Como disse Nietzsche uma vez: “Aquele que tem um ‘Por que’ forte o bastante, consegue realizar qualquer ‘Como’”.

Não adianta querer agir antes de ter clareza das suas motivações, pois é como você tentar dirigir um carro de tanque vazio e perguntar: “Mas, por que ele não está andando”?

O que nos leva à próxima camada da reflexão: Como descobrir o seu “Porquê” para encontrar a preciosa fonte da sua motivação?

 

 

Encontrando seu propósito

Resposta: Perguntando o porquê.

Fazendo uma pergunta que é simples (de fazer), mas que acabamos nunca nos perguntando: “Por que isso é tão importante para mim? Por que é tão importante que eu consiga mudar isso agora em minha vida?”

Mas não adianta responder de maneira leviana. O segredo está em ser específico para obter uma clareza maior. Por isso, em vez de simplesmente responder mentalmente, escreva uma lista no papel com 10 COISAS de por que a sua vida seria melhor se você conseguisse obter a mudança que mais deseja neste momento.

O que nos leva à próxima camada… (viu como vai ficando profundo?)

Pare um instante e reflita. Neste momento, você está diante de um simples exercício que pode ser o primeiro passo para uma enorme mudança positiva na sua vida, identificando o que está causando o seu momento de dificuldade e combatendo essa causa de maneira focada e consciente. O primeiro passo está bem aí diante das suas mãos e, mesmo assim, a grande maioria das pessoas (eu diria uns 95%) não vão se dar ao trabalho de sair da rotina um minuto e fazer esse pequeno exercício. Por que?

 

Saindo do Modo Automático

Aprofundando ainda mais, começamos a chegar mais perto da resposta de por que tantas pessoas vivem infelizes, muito aquém do seu potencial e continuam vivendo assim inertes…

Isso ocorre porque vivemos em uma espécie de “Modo Automático”, vivendo inconscientemente o nosso dia a dia, presos à inércia do quotidiano, repetindo sempre as mesmas coisas.

O grande problema disso é que caímos em uma terrível armadilha: não percebemos o tempo passar. E aí, corremos o sério risco de, um belo dia, abrirmos os olhos lá na frente e nos darmos conta de que a vida foi ficando para trás.

Como quebrar esse feitiço e assumir novamente o controle da nossa vida?

Aproveitando momentos de reflexão como este. Se você chegou até aqui, é porque realmente conseguiu parar um momento, sair da inércia e, agora que eu tenho a sua atenção, eu te convido a despertar. O que é esse despertar? É perceber a necessidade de obter clareza e caminhar com foco em direção da onde você realmente quer chegar com a sua vida antes que o tempo passe…

Esses momentos, como este que você está agora, são preciosíssimos. Neles, é como se uma “janela de lucidez” fosse aberta, uma oportunidade de começar uma nova história, reescrever seu destino, caminhar rumo a um novo futuro começando AGORA MESMO. Qual é o valor disso? Quantas pessoas não dariam tudo para poder voltar no tempo e ter a oportunidade que você está tendo neste exato momento. A oportunidade de parar um instante e refletir com mais profundidade sobre o tipo de futuro que quer passar o resto da sua vida.

Uma última barreira

Mas existe uma barreira também… uma barreira que infelizmente vai fazer com que muitos acabem perdendo essa oportunidade. A barreira é que você tem que se comprometer com essa mudança AGORA, neste exato instante! E você sabe por que?

Porque, tão logo você termine de ler esse texto, os afazeres do dia a dia irão tomar conta novamente, você será sugado de volta à inércia e cairá na rotina de sempre. E aí você vai fazer o que sempre fez e a vida continuará a ser sempre a mesma.

Então, se não quer que isso aconteça com você, não quer continuar procrastinando enquanto você sabe que pode fazer muito mais com a sua vida, preste atenção agora…

Eu vou te mostrar exatamente o que você precisa fazer…

Mas, antes, se você não está interessado nisso, não tem problema. Eu desejo igualmente tudo de melhor para a sua vida! Espero que tenha valido o seu tempo de ter lido até aqui pelas reflexões que foram propostas.

Por outro lado, se você continuar lendo a partir daqui, eu vou partir do pressuposto que você é o tipo de pessoa que realmente está comprometida a iniciar um processo consciente para melhorar a sua vida começando agora mesmo, ok?

Se você é essa pessoa, eu te convido a ver uma apresentação especial. É importante que você veja até o FINAL porque é ali que está a chave:

Aqui está o link para você: www.paulomachado.com/sucesso