Que horas você acessa pela primeira vez no seu dia algum tipo de mídia de social (WhatsApp, Facebook, Instagram, Youtube…)? Ou melhor, quanto tempo depois que você acorda você acessa essas mídias? Uma hora, trinta minutos, 5 minutos, 1 minuto… muitos, eu arrisco a dizer que esse tempo não chega a 10 segundos! É o tempo só de desligar o despertador…

Qual é o problema disso? Vários… mas, para não me alongar, vou falar apenas do principal…

 

Um velho ditado…

Lembra quando nossos avós/pais diziam: “Primeiro o dever de casa, depois você pode brincar.” Pois essa é mais um daqueles simples ditados que carregam consigo uma profunda sabedoria poucas vezes percebidas em sua profundidade pelas pessoas em geral.

Se você “brinca antes de fazer o dever”, você fica com uma sensação de vazio, pois já se divertiu sem ter o merecimento para tal e ainda depois vai ter que arcar com o peso de realizar suas obrigações. Isso, repetido várias vezes, vai criando uma pessoa irresponsável, sem foco, sem motivação, sem clareza de prioridades…

Por outro lado, se você posterga a diversão e se concentra naquilo que é mais importante primeiro, o efeito oposto ao longo do tempo também é verdadeiro. Você vai se tornando uma pessoa mais responsável, focada, motivada e com clareza daquilo que realmente é prioritário.

A verdade é que se você “se divertiu” antes de fazer aquilo que precisa fazer, você já perdeu sua motivação, seu foco e sua prioridade. Uma vez ouvi uma frase que dizia: “Preguiça é o ato de descansar sem ter feito nada para estar cansado”.

Por isso, se você acessa as mídias sociais antes de ter realizado algo de valor no seu dia, você já preparou a base para um dia improdutivo. Isso gera um efeito cascata, pois manhãs improdutivas geram dias improdutivos, que geram semanas improdutivas, que geram meses improdutivos, que finalmente geram uma vida improdutiva.

 

O milagre da manhã

Se você quer se aprofundar mais sobre isso, recomendo muito o livro “O Milagre da Manhã”, de Hal Elrod. Em suma, o livro diz que aquilo que você faz nos primeiros 90 minutos do seu dia determina o tipo de vida que você leva.

Por outro lado, sabe aquela sensação agradável de dever cumprido ao final de um bom dia de trabalho ou de uma semana produtiva? Essa sensação representa o mérito do descanso, que faz você estar livre e com a consciência limpa para descansar, se divertir, não fazer nada… sem qualquer sentimento de culpa. Tudo fica melhor quando se está com essa sensação, o sono, a série no Netflix, a corrida no parque, o tempo com a família, a viagem de férias…

Por isso, lembre-se sempre daquela frase que seus pais diziam: “primeiro o dever de casa depois a diversão”.

 

Dica prática

Para concluir, vou deixar uma dica prática. Essa é mais uma daquelas pequeninas mudanças na sua rotina que pode ter um impacto enorme na sua vida.

Lembra da pergunta do início? Quanto tempo depois que você acorda que você acessa suas mídias sociais (diversão)? Crie uma regra para si mesmo e faça com que esse tempo não seja menor do que 90 minutos. Você vai ver uma enorme diferença instantaneamente na sua motivação, na sua produtividade e no seu bem-estar.

Faça a experiência e conte para mim qual foi o resultado escrevendo para contato@paulomachado.com, vou gostar muito de receber sua mensagem.

E para começar uma mudança de verdade em sua vida, acesse: www.paulomachado.com