Sabe aquela sensação: “O final de semana passou voando!”? Pois, bem… ela ocorre porque nós acabamos vivendo de uma maneira muito automatizada, rotineira, sem perceber o tempo passar. Quando nos damos conta já é domingo à noite! Então, para que você não caia nesta armadilha e chegue ao final deste feriado prolongado com esse sentimento, eu vou dar algumas dicas a você para que possa tirar o máximo proveito desses próximos dias.

 

6 Dicas para você aproveitar melhor o feriado

 

1) Planeje tudo o que quer fazer com antecedência

Pegue um papel hoje à véspera do feriado e faça uma lista com todas aquelas coisas que “faz tempo que você não faz” e gostaria de fazer. Ex. Ir ao cinema, assistir a uma série, jantar romântico com o parceiro, programa especial com os filhos, correr no parque, ler um livro, visitar um parente, enfeitar a casa para o Natal etc… Aqui está uma pergunta-chave que você pode fazer: “Quais são as 3 principais coisas que eu poderia fazer neste feriado que fariam com que eu chegasse no domingo à noite com uma enorme sensação de prazer e realização?”

2) Aproveite o tempo livre para limpar e organizar a sua casa ou escritório

O ambiente que você vive é um reflexo da vida que você leva. Se o seu quarto é uma bagunça, seu carro está sempre sujo, seu local de trabalho é uma total desorganização… isso já é uma boa indicação de como vão as coisas na sua vida. Por isso, muitas vezes a melhor forma de começar uma mudança ou uma nova fase na sua vida pode ser uma simples limpeza e organização do seu lar. Livre-se de coisas velhas, purifique o ambiente, você vai ver como vai se sentir melhor instantaneamente. Nada melhor do que um feriado prolongado para colocar ordem na casa.

3) Seja um turista em sua própria cidade

Eu moro em Curitiba, cidade linda e que eu amo de paixão! E Curitiba fica ainda mais bonita quando em dias de feriado porque, como muitos vão para a praia, a cidade fica mais tranquila. É a ocasião perfeita para conhecer melhor todas as belezas que ela tem a oferecer. Aqui existe uma linha de ônibus especial que passa em todos os pontos turísticos contando sobre a história, as praças, os parques, bosques, museus… Aliás, é o momento perfeito também para visitar um museu! Hábito que nós brasileiros infelizmente temos muito pouco desenvolvido.

4) Curta a natureza

Eu gosto de nesses dias sair um pouco do ambiente urbano e ir para os arredores da cidade para curtir um pouco a natureza. É como uma “desintoxicação” para mim… poder fazer uma trilha, visitar uma cachoeira, fazer um passeio de bike, ir a um café colonial… Há várias opções por aqui e acredito que na sua cidade também. Só o fato de você se deslocar, sair um pouco do trajeto que está acostumado a percorrer no dia a dia já gera um enorme bem-estar!

5) Organize um encontro com velhos amigos

Sabe aqueles amigos de infância que você acaba nunca mais encontrando na “correria do dia a dia”? Quando encontra um velho parceiro, tem aquela famosa frase: “Pois, temos que marcar de reunir a galera…”. Daí, passa o ano e esse encontro acaba nunca acontecendo? Pois um feriado como esse é o momento perfeito para você reunir alguns velhos amigos, confraternizar, contar histórias, se divertir.

6) Viagem para a praia

Você percebeu que todos os itens anteriores não envolviam nenhuma viagem, né? Pois eu guardei esse último ponto para dar uma dica especial para você que vai para a praia… Tente acordar bem cedo e aproveitar a praia no início da manhã, tipo umas 7h30, 8h00… Você vai ver que delícia que é. O sol leve, a praia vazia, normalmente o mar mais calmo… Isso é algo que muitos acabam não conhecendo porque normalmente chegam na praia depois das 10h00 e aí já é uma história totalmente diferente…

E você? Quais dicas você teria para compartilhar comigo também de como aproveitar bem o feriado?

Um abraço e até a próxima,

Gostou? Acesse agora: www.paulomachado.com para saber mais e conheça um novo Programa de Coaching Online projetado para ajudar você a perseguir com foco todos os seus objetivos pessoais e profissionais.

Paulo Machado trabalhou por vários anos ligado à ONU, aprendeu 5 idiomas, viajou por quase 30 países, morou no Canadá e na Itália, onde trabalhou com o grande jogador de futebol Clarence Seedorf no Milan. Hoje dedica-se à área de Desenvolvimento Pessoal ajudando pessoas e empresas a crescerem.