Imagine a cena… 31 de dezembro, você pega um papel e, cheio de determinação, começa a escrever suas metas para o ano que vem. Vai perder peso, ganhar mais dinheiro, ser mais organizado, produtivo etc.
Entretanto, essa empolgação não dura muito e, quando você percebe, na segunda semana de janeiro as coisas já voltaram a ser como sempre foram… pelo menos até o próximo 31 dezembro, quando você terá mais um lapso de lucidez e tomará consciência, ainda que momentaneamente, da importância de organizar e planejar sua vida.
Se você se identificou, eu tenho uma boa e uma má notícia…
A boa é que você não está sozinho, esse é o retrato da maioria. A má, porém, é que se você não assumir o controle da sua vida agora, 2018 vai passar em um piscar de olhos e você vai correr um sério risco de se encontrar lá na frente prometendo exatamente as mesmas coisas mais uma vez. E pior, repetindo-se ano após ano… Quer entender por que? Aqui estão algumas razões:
 

1. Metas fracas e malfeitas

Escrever: “perder peso”, “ganhar mais dinheiro” são objetivos vagos, genéricos e que não geram nenhuma motivação. Metas não são simples desejos que você coloca no papel. Existe um método com princípios a serem obedecidos para se traçar metas eficazes.
Elas devem ser claras, específicas, mensuráveis, ter um prazo etc. Se você não souber como fazer isso, é praticamente impossível alcançá-las. Por outro lado, se você conhecer a maneira certa, suas chances de sucesso aumentam enormemente! Isso é comprovado empiricamente.

2. Falta de clareza de como chegar lá

Quer ganhar mais dinheiro? O que exatamente você pretende fazer para chegar lá? Qual é o seu plano? O que você está disposto a oferecer em nome desse objetivo? O que as pessoas que ganham mais dinheiro fazem de diferente de mim? O que eu preciso começar a fazer? Que eu preciso parar de fazer? Qual é o tipo de atitude que vai me levar lá? Qual é o primeiro passo?
Está vendo quantas perguntas você tem que estar preparado a responder se quiser chegar lá?!
Entretanto, essas são perguntas que as pessoas não se fazem e tampouco se esforçam a responder. Elas simplesmente dizem que o que querem e pronto. Qual é a chance de elas conseguirem chegar lá dessa maneira? Lembre-se, para cada meta existe um preço e você precisa saber se você está disposto a pagá-lo.

3. Falta de foco

Mas vamos supor que você consiga romper a primeira grande barreira: saber exatamente o que quer e o que precisa fazer para chegar lá (o que já é algo difícil), você ainda terá que enfrentar um outro grande desafio: saber como conseguir manter o foco em direção as suas metas.
Para isso, não basta só tentar ficar concentrado em sua meta. É preciso haver também um esforço proativo da sua parte para se blindar contra distrações, tentações e obstáculos que (com certeza) vão aparecer em seu caminho e tentar desviar você do seu objetivo. Isso é muito diferente de simplesmente caminhar reagindo às demandas externas que surgem a todo momento.

4. Falta de acompanhamento

Um outro grande erro é não ter um processo acompanhando o avanço em relação à meta e assegurando um progresso constante. A pessoa escreve em um papel (quando escreve) e depois nunca mais olha para esse papel. É justamente o contrário, se você está perseguindo uma meta importante para você, é importante que esteja sempre olhando para ela, todos os dias, e se questionando periodicamente se você está avançando em direção a ela. O segredo não está na velocidade, mas na consistência. (Um processo como o Coaching, por exemplo, contribui enormemente para isso.)
 

5. Falta de habilidades

Vamos imaginar que sua meta seja empreender um negócio de sucesso. Porém, você ainda não tem as habilidades necessárias para conseguir criar um negócio de sucesso. Então, você deve primeiro se conscientizar de que, para alcançar essa meta, você precisa desenvolver as qualidades de um empresário de sucesso.
Isso envolve desde as habilidades técnicas (gestão, marketing, contabilidade…) até aquelas comportamentais (resiliência, disciplina, determinação…). Ter consciência disso é fundamental, pois achar que vai construir um negócio de sucesso só pelo trabalho duro de vontade é uma grande ilusão.

6. Falta de propósito

Uma meta sem propósito é uma meta vazia. Por que você quer tanto alcançar essa meta? De que maneiras o alcance dessa meta vai tornar sua vida melhor? Em poucas palavras: por que você quer alcançar essa meta? Muitas pessoas não chegam lá simplesmente por não terem uma boa resposta a esta pergunta.
Para alcançar qualquer meta é preciso motivação (energia) e, se você não tem clareza de quais são as suas motivações, o seu nível de energia é baixo e eventualmente você vai acabar desistindo. Esforce-se para descobrir o seu propósito e você encontrará uma fonte de energia inesgotável para alcançar as coisas que almeja. E, para isso, também existe um método. Sem ele, fica muito difícil.

7. Rotina e hábitos nocivos

Quer mudar de verdade a sua vida? Mude algo que você faz todos os dias. Somente uma mudança estrutural é capaz de provocar uma mudança verdadeira e duradoura. Por isso, você precisa adquirir a habilidade de transformar seus hábitos, criar uma rotina enriquecedora, de alta performance e, mais uma vez, para isso também existem métodos.
Não é através de uma dieta milagrosa de 7 dias que você chegará no seu corpo ideal, mas através de uma mudança estrutural no seu estilo de vida.
 
Eu poderia continuar por muito tempo essa lista, mas acho que já ficou claro por que chegar no dia 31 de dezembro e prometer a si mesmo que vai se alimentar melhor, praticar exercícios, ler mais, ser mais paciente etc. simplesmente não funciona.
Por outro lado, imagine uma pessoa que tem metas claras e específicas, sabe exatamente o que precisa fazer para chegar lá, possui um método para acompanhar e mensurar seu progresso, elimina as distrações e concentra seus esforços naquilo que realmente importa, esforça-se para desenvolver habilidades chaves, sabe exatamente qual é a fonte da sua motivação (energia), cria para si um conjunto de hábitos produtivos e saudáveis… como esta pessoa não tem muito mais chances de ter alcançar suas metas e transformar sua vida de verdade.
O problema é que falta para muitos o principal: o primeiro passo. A atitude de se comprometer com uma mudança verdadeira.
Então, agora que você está consciente disso, tem duas opções: fazer, como nos outros anos, promessas vagas que irão durar só até a primeira semana de janeiro ou tomar a decisão de dar o primeiro passo para fazer de 2018 um ano diferente.
Fuja daquela frase de que “no Brasil o ano só começa depois do carnaval”. Pelo contrário! As pessoas que terão sucesso em 2018 são aquelas que estão se preparando desde já…
Então, se você está realmente comprometido e quer que dessa vez o seu ano seja diferente, mas não sabe por onde começar, é só acessar: www.paulomachado.com
Lá, você vai conhecer um Programa Online que eu criei que vai te ajudar em todo esse processo.
Mas atenção, se você tem interesse, as vagas do Programa estarão disponíveis por só mais 3 dias… Precisamente dia 29/12/17 às 23:59 as vagas irão fechar. Então, se você quiser aproveitar esta oportunidade, agora é a sua chance.

Gostou? Então, acesse agora: www.paulomachado.com para saber mais.

Published On: dezembro 26th, 2017 / Categories: Blog / Tags: , , , /

Conecte-se comigo

Receba em primeira mão os novos artigos, vídeos, novidades e muito mais…