Através de uma Tomografia por Emissão de Pósitrons (PET), procedimento avançado que mede em tempo real nossas reações neurológicas, cientistas detectaram uma sensação de dor no cérebro humano no momento em que gastamos dinheiro.

Até aí, nenhuma grande novidade, pois ninguém sente muito prazer em pagar um boleto, não é? Mas, o estudo comprovou empiricamente também que esta dor é ainda maior quando pagamos algo em dinheiro ao invés de cartão ou transferência.

Vamos pegar, por exemplo, um Colégio Internacional cuja mensalidade custa em torno de 3.500 reais. Normalmente, quem tem filho em uma escolha assim, deixa a conta em débito automático, pois você já imaginou sacar 3.500,00 reais em espécie e levar aquele enorme maço com 70 notas de 50 reais para pagar na secretaria todos os meses?

 

A dor de gastar dinheiro

Na escala de dor, poderíamos afirmar que, do maior para o menor, seria algo mais ou menos assim:

– Pagar em dinheiro
– Pagar no cartão de débito
– Pagar no cartão de crédito
– Pagar parcelado
– Deixar em débito automático

Agora, como podemos manipular essa sensação negativa em nosso favor? É simples, pagar em dinheiro gastos que queremos controlar ou reduzir e deixar no débito automático investimentos importantes que queremos aumentar.

Ou seja, devemos pagar cigarro, cerveja, roupas, baladas e restaurantes com dinheiro enquanto coisas como investimentos financeiros, cursos, programas de desenvolvimento ou doações para instituições de caridade deixar no débito automático.

Um exemplo claro são, por exemplo, as doações para o Erasto Gaertner, Hospital de Câncer Infantil em Curitiba, vêm junto com a conta de luz da Copel, então você nem sente. Tudo é deliberadamente planejado.

Portanto, aqui está mais uma forma de você conseguir manipular o cérebro a seu favor, em vez de ser um escravo de suas vontades emocionais e instintivas. Façamos, então, um uso inteligente de nosso poder estratégico racional.

 

Published On: fevereiro 11th, 2020 / Categories: Blog / Tags: , , /

Conecte-se comigo

Receba em primeira mão os novos artigos, vídeos, novidades e muito mais…