Um levantamento global do LinkedIn, publicado em abril de 2020, mostrou que a habilidade comportamental (Softskill) mais citada e valorizada por empregadores durante a pandemia foi a de comunicação.
A lista inclui ainda a capacidade de liderança, de aprendizado online e de resolução de problemas, dentre outras.
O estudo analisou as exigências nada menos que 12 milhões de vagas disponíveis!
AS HABILIDADES MAIS VALORIZADAS:
- Comunicação
- Gestão de Negócios
- Resolução de Problemas
- Liderança
- Gerenciamento de Projetos
- Aprendizado online
- Aprendizagem e desenvolvimento de funcionários
- Ciência de Dados
- Suporte Técnico
- Gestão de Tecnologias
A Revelo, uma empresa de tecnologia especializada na área de recursos humanos, com sede na América Latina e que tem em sua base 16 mil empresas e 1,5 milhão de candidatos cadastrados, realizou um estudo fazendo o cruzamento entre os perfis que as companhias precisavam contratar e quais eram as habilidades dos candidatos, identificando as habilidades mais buscadas e aqueles que faltavam no mercado.
O resultado mostrou que as cinco softskills mais procuradas pelas empresas em 2020 foram: comunicação, aprendizagem contínua, autogerenciamento, capacidade de resolução de problemas e relacionamento interpessoal.
“Hoje, o mercado de trabalho exige profissionais com qualificação técnica (hardskills). Porém, existem outras competências não tão fáceis de serem mensuradas e explicadas em entrevistas, mas que são igualmente (ou até mais) importantes.
Elas afetam diretamente os relacionamentos no ambiente corporativo e, consequentemente, a produtividade da equipe.
Por exemplo, a forma como um profissional lida com suas emoções, como resolve problemas e seu jeito de se comunicar com o colega de empresa.
Passar mensagens com clareza é indispensável para a equipe e para a liderança. Afinal as consequências de uma demanda interpretada erroneamente podem ser diversas.
Além disso, “é responsabilidade do comunicador garantir que a mensagem chegue ao ouvinte de forma clara”, comenta Patrícia Carvalho, CMO da Revelo.
A comunicação assertiva aumenta a capacidade de influência e persuasão, permite maior conexão entre as pessoas, promove diálogos mais abertos e transparentes, torna os relacionamentos mais colaborativos e saudáveis, as reuniões mais rápidas e produtivas e as apresentações mais dinâmicas e envolventes.
Além disso, ela aumenta o grau de confiança e colaboração entre os gestores e seus liderados, gera feedbacks mais produtivos, clientes mais satisfeitos, equipes mais engajadas, auxilia na resolução de conflitos, gera acordos e soluções “ganha-ganha”, promove sinergia para alcançar os resultados almejados, torna as informações estratégicas mais claras, traz mais celeridade no andamento dos projetos, gera melhores resultados, contribuindo para que profissionais e empresas cresçam e prosperem em seus ambientes.
Em suma, a melhoria da comunicação é o caminho para evitar diversos problemas que assolam o mundo corporativo no dia a dia e a fonte primária para promover uma grande melhoria em todas as áreas de qualquer empresa.
Referência Bibliográfica: Comunicação Assertiva, Débora Brum.
#Comunicação #Liderança #Gestão #GestãoDePessoas #Sinergia #Equipes #Persuasão #Negociação #Reunião #GestãoDeConflitos #Softskills #Produtividade