Imagine se fosse possível fazer um levantamento global para descobrir qual é a habilidade mais valorizada pelas empresas no mundo inteiro? Pois, se tem alguém capaz de realizar tamanha tarefa hercúlea, esse alguém é o LinkedIn. E foi exatamente o que ele fez!

Um levantamento global do LinkedIn, analisando nada menos do que 12 milhões de vagas disponíveis para contratação, mostrou que a habilidade mais citada e valorizada por empregadores foi a de “Comunicação”. Eu já imaginava que seria uma softskill (habilidade comportamental) mesmo.

A lista inclui ainda a capacidade de liderança, de aprendizado online e de resolução de problemas, dentre outras.

Aqui está o resultado mostrando as “Top 10” habilidades mais desejadas nas empresas.

As habilidades mais valorizadas

  1. Comunicação
  2. Gestão de Negócios
  3. Resolução de Problemas
  4. Liderança
  5. Gerenciamento de Projetos
  6. Aprendizado online
  7. Aprendizagem e desenvolvimento de funcionários
  8. Ciência de Dados
  9. Suporte Técnico
  10. Gestão de Tecnologias

 

Um outro levantamento interessante

A Revelo, uma empresa de tecnologia especializada na área de recursos humanos, com sede na América Latina e que tem em sua base 16 mil empresas e 1,5 milhão de candidatos cadastrados, realizou um estudo fazendo o cruzamento entre os perfis que as companhias precisavam contratar e quais eram as habilidades dos candidatos, identificando as habilidades mais buscadas e aqueles que faltavam no mercado.

O resultado mostrou que as cinco softskills mais procuradas pelas empresas foram: comunicação, aprendizagem contínua, autogerenciamento, capacidade de resolução de problemas e relacionamento interpessoal.

O valor das softkills

“Hoje, o mercado de trabalho exige profissionais com qualificação técnica (hardskills). Porém, existem outras competências não tão fáceis de serem mensuradas e explicadas em entrevistas, mas que são igualmente (ou até mais) importantes.”

Elas afetam diretamente os relacionamentos no ambiente corporativo e, consequentemente, a produtividade da equipe.

Por exemplo, a forma como um profissional lida com suas emoções, como resolve problemas e seu jeito de se comunicar com o colega de empresa.

Passar mensagens com clareza é indispensável para a equipe e para a liderança. Afinal as consequências de uma demanda interpretada erroneamente podem ser diversas.

Além disso, “é responsabilidade do comunicador garantir que a mensagem chegue ao ouvinte de forma clara”, comenta Patrícia Carvalho, CMO da Revelo.

A comunicação lubrifica as engrenagens de uma empresa

Arrisco dizer que a grande maioria dos problemas nas empresas surgem de falhas na comunicação. Ao passo, que uma comunicação bem alinhada entre todos é como um lubrificante nas engrenagens da empresa que harmoniza o todo e gera eficiência.

A comunicação assertiva aumenta a capacidade de influência e persuasão, permite maior conexão entre as pessoas, promove diálogos mais abertos e transparentes, torna os relacionamentos mais colaborativos e saudáveis, as reuniões mais rápidas e produtivas e as apresentações mais dinâmicas e envolventes.

Além disso, ela aumenta o grau de confiança e colaboração entre os gestores e seus liderados, gera feedbacks mais produtivos, clientes mais satisfeitos, equipes mais engajadas, auxilia na resolução de conflitos, gera acordos e soluções “ganha-ganha”, promove sinergia para alcançar os resultados almejados, torna as informações estratégicas mais claras, traz mais celeridade no andamento dos projetos, gera melhores resultados, contribuindo para que profissionais e empresas cresçam e prosperem em seus ambientes.

Em suma, a melhoria da comunicação é o caminho para evitar diversos problemas que assolam o mundo corporativo no dia a dia e a fonte primária para promover uma grande melhoria em todas as áreas de qualquer empresa.

Compartilihe este Artigo:

Compartilihe:

Entre em Contato:

Quer Alavancar os Resultados da sua Empresa? Solicite uma Proposta de Consultoria, Palestra ou Treinamento:

Entre em Contato

Preencha abaixo para solicitar uma Consultoria, Palestra ou Treinamento:

Conheça também o Programa Online de Desenvolvimento baseado no meu livro e ofereça a sua equipe: www.verdadeirosucesso.com

Paulo Machado
Paulo Machado
Paulo Machado trabalhou por vários anos ligado à ONU, aprendeu 5 idiomas, viajou por quase 30 países, morou no Canadá e na Itália, onde trabalhou com o jogador de futebol Clarence Seedorf no Milan.

É Professor Referência da PUCPR, autor do livro “O Verdadeiro Sucesso” e hoje, com mais de 20 anos de experiência, ajuda pessoas e empresas a crescerem por meio de sua Consultoria, Palestras e Treinamentos.