Muitas vezes, o caminho para o sucesso fica mais claro quando paramos para nos perguntar o que NÃO devemos fazer se quisermos chegar lá. O mesmo vale para a liderança.

Em vez de tentar descobrir o que você precisa fazer para crescer, pense quais atitudes e comportamentos você deve parar de ter para conseguir evoluir. Para ajudar você nesta missão, eu preparei uma lista com 6 “pecados” que você não pode cometer se quiser prosperar na carreira e evoluir como líder.

Os 6 pecados que você não pode cometer como líder

Aqui está a lista, responda honestamente, em quais desses pontos você peca?

1) Não assumir responsabilidade pelos seus resultados

Enquanto ficar buscando desculpas pelas quais seu negócio não dá certo, você estará sempre impotente para agir. Aqueles que hoje alcançaram o sucesso também teriam uma lista grande de razões para justificar o seu fracasso. Entretanto, é a atitude que os distingue.
A partir do momento que você consegue assumir a responsabilidade plena pela situação na qual se encontra, você libera um enorme poder de realização, pois deixa de depender de fatores externos e incontroláveis e passa a depender unicamente de si mesmo.

2) Aplicar um esforço incansável na estratégia errada

De que adianta tentar correr cada vez mais rápido se você está na direção errada? Tem muita gente que trabalha duro, mas que acaba não chegando longe, pois só isso não é suficiente. Você tem que seguir uma estratégia que funcione! Mas como descobrir essa estratégia?
Indo atrás delas! Uma das maiores maravilhas do tempo em que vivemos é que podemos ter acesso ao conhecimento das mentes mais incríveis de nosso tempo. Não é coincidência que a média de livros lidos por ano de um CEO é muito superior àquela do cidadão comum. O que falta à maioria é o desejo e o empenho em aprender e se desenvolver.

3) Falta de conhecimento sobre seus pontos fortes

Peter Drucker afirmou certa vez: “O maior erro que alguém pode cometer é investir naquilo que não tem talento.”. Ele afirmava: “Ninguém alcança a excelência desenvolvendo seus pontos fracos e assim concentrando seus esforços em suas aptidões naturais.”.
Mas, para isso, você precisa saber identificar quais são seus pontos fortes! Algo que não nos é ensinado em nosso processo de formação, mas que é a única forma para alcançar a alta performance. E olhe que essa é apenas uma das camadas do Autoconhecimento…

4) Trabalhar sem ter metas claras definidas

Qual é a chance de você atingir um alvo que não enxerga? Ou, pior um alvo que não existe?! Ainda assim, esta é a maneira como muitas pessoas caminham: sem direção. Resolvem problemas o dia inteiro, mas não chegam a lugar algum.
Se você não sabe exatamente aonde quer chegar e em quanto tempo, fica muito difícil você ter efetividade em suas ações. Por isso, sempre tenha muito claro quais são suas principais metas a curto, médio e longo prazo.

5) Má gestão do tempo e baixa produtividade

No mundo dos negócios o que conta são os resultados que você produz e não a quantidade de horas que você trabalha. Tem gente que passa o dia inteiro em atividades de pouca importância na ilusão de estar “trabalhando bastante” em vez de focar naquilo que realmente importa. Lembre-se: “Movimento não é progresso.”

Isso ocorre principalmente pela falta de clareza de prioridades, de saber quais são aquelas coisas que farão você progredir de verdade em direção aos seus objetivos. Some-se a isso uma péssima gestão do tempo repleta de distrações e você tem a receita perfeita para o estresse e a estagnação.

6) Um conjunto de maus hábitos

Tem uma frase que eu gosto muito que diz o seguinte: “Você não determina o seu futuro, você determina seus hábitos e seus hábitos determinam o seu futuro.”. Quer mudar de verdade? Mude algo que você faz todos os dias.
Você já percebeu como os hábitos dos empresários de sucesso são drasticamente diferentes dos daqueles que fracassam? O segredo não está em você fazer algo hoje ou amanhã, mas ser capaz de criar uma rotina de alta performance e um cultivar um conjunto de bons hábitos que conduzirão você a um futuro de prosperidade.

Eu poderia falar de vários outros “pecados” aqui, mas a principal mensagem é: obtenha clareza de quais são seus “sabotadores”, aquelas coisas que estão impedindo o seu progresso e tome uma atitude imediatamente para eliminá-los! Seu sucesso como líder será uma consequência natural disso.

Compartilihe este Artigo:

Compartilihe:

Entre em Contato:

Quer Alavancar os Resultados da sua Empresa? Solicite uma Proposta de Consultoria, Palestra ou Treinamento:

Entre em Contato

Preencha abaixo para solicitar uma Consultoria, Palestra ou Treinamento:

Conheça também o Programa Online de Desenvolvimento baseado no meu livro e ofereça a sua equipe: www.verdadeirosucesso.com

Paulo Machado
Paulo Machado
Paulo Machado trabalhou por vários anos ligado à ONU, aprendeu 5 idiomas, viajou por quase 30 países, morou no Canadá e na Itália, onde trabalhou com o jogador de futebol Clarence Seedorf no Milan.

É Professor Referência da PUCPR, autor do livro “O Verdadeiro Sucesso” e hoje, com mais de 20 anos de experiência, ajuda pessoas e empresas a crescerem por meio de sua Consultoria, Palestras e Treinamentos.