Neste texto, gostaria de falar especificamente com você que não gosta da figura do Bolsonaro – mas também não é petista – para propor uma reflexão sobre as eleições deste segundo turno.
Compreendo o fato de você não morrer de amores pelo atual Presidente. Essa pode ser uma opinião com argumentos muito válidos.
Apesar de que muitos detestam não o Bolsonaro em si, mas o espantalho do Bolsonaro criado por uma mídia que trabalha 24 horas para retratá-lo deliberadamente da pior maneira possível.
Mas, neste momento convido você a pensar não na pessoa do Bolsonaro, mas no Governo Bolsonaro e no que ele fez e vem fazendo pelo país, mesmo tendo passado por Pandemia, Crise Hídrica e Guerra na Ucrânia.
Aqui estão algumas grandes conquistas que tivemos que, por ocultação da mídia, talvez você nem faça ideia:
Economia:
Enquanto o mundo e nossos vizinhos se afundam, o Brasil se levanta: Previsão do PIB 3,25% (maior que a China), 5,5 milhões de empregos gerados (menor índice de desemprego desde 2015 e menor do G20), Petrobras batendo o maior valor de sua história (530 bi), Dólar a 5 reais, Bolsa perto dos 120 mil pontos, Inflação menor que EUA, Reino Unido e Alemanha, taxa de juros já com previsão de queda. Para você ter uma ideia na Argentina a previsão de inflação já está na casa dos 100% (maior que a Venezuela, que por sua vez já está mais pobre que o Haiti).
Menos Estado:
Reforma da Previdência, Redução de inúmeros impostos em mais de 4 mil itens (e ainda com aumento na arrecadação!), teto no ICMS para diminuir preço do combustível e energia barateando toda a cadeia produtiva, corte de mais de 27 mil funcionários públicos que inchavam o Estado, Redução de 209 para 133 Empresas Estatais – e aquelas que davam prejuízos bilionários por causa da Corrupção hoje dão lucros recordes, Marco da Liberdade Econômica, Criação do PIX, desburocratização para abertura de empresas (hoje feito em menos de 24 horas), mais de 8 milhões de empresas criadas etc. Onde você já viu o Governo baixar impostos dessa maneira e ainda ter Superávit?!
Social:
Distribuição direta de 450 bilhões para os mais vulneráveis através do Auxílio Emergencial, 13º do Bolsa Família e Auxílio Brasil (aumento de 191 reais para 600 reais em relação ao Bolsa Família), inclusão de milhões pessoas que estavam fora do sistema bancário, Novo Marco do Saneamento que já atendeu mais de 7,5 milhões de pessoas que não tinham acesso a esgoto, maior reforma agrária da história – mais de 400 mil títulos de terras emitidos (mais em 3 anos do que em todos os Governos Lula e Dilma somados).
Segurança Pública:
Redução estrondosa no número de homicídios de quase 70 mil para 40 mil mortes por anos em apenas 3 anos, maiores níveis de apreensão de armas e drogas da história do país, mais de 70 programas de combate à violência contra as mulheres.
Infraestrutura:
Conclusão de inúmeras obras paradas, Privatização de Aeroportos, Portos e Ferrovias, Revolução Ferroviária que já assinou contratos que totalizarão 9.9220 quilômetros de ferrovia no país e mais 20,7 mil quilômetros na segunda fase e cruzará 17 estados brasileiros, Leilão do 5G, Transposição do Rio São Francisco levando água a milhares de nordestinos da região.
Educação:
Anistia da Dívida do FIES de 1,2 Milhão de pessoas que deixaram de ser devedoras, Parceria com Elon Musk para a Internet da StarLink para atender escolas, criação de 130 Escolas Modelos Cívico-Militares, Investimento maciço no Ensino Fundamental para fortalecer a base educacional.
Eu poderia me estender bastante aqui, pois os avanços foram muitos. Mas o que quero aqui é mostrar que, muito mais importante que o fato de o Presidente por volta se exceder ou dar declarações infelizes, é o que o seu Governo vem fazendo e poderá fazer nos próximos anos.
Abro aqui ainda um “parêntese” para falar de dois temas que muito se fala também e que são importantes de serem endereçados: Corrupção e Pandemia.
Corrupção:
Há aqueles que ainda insistem em fazer uma falsa equivalência como se ambos os governos Bolsonaro e Lula fossem corruptos da mesma forma. No Governo Bolsonaro, há suspeitas, narrativas, investigações, porém, nenhuma prova ou condenação até o momento de algum caso grave de corrupção, muito menos que esteja minimamente ligado à figura do Presidente. Se houver, que paguem igual a qualquer outro corrupto.
Já o PT, sob a liderança de Lula, comandou o maior esquema de corrupção da história, não do Brasil, mas do mundo! Subverteram a Democracia comprando o Congresso com o Mensalão, desviaram mais de 1 Trilhão de Reais (1.000 Bilhões de reais!) das Estatais, sistematizaram uma corrupção endêmica, saquearam o país… toda a cúpula foi condenada, Palloci e vários outros detalharam todo o esquema com provas. Ou seja, não há como sequer relacionar uma coisa com a outra. Seria como comparar um estalinho de São João com uma Bomba Atômica.
E para aqueles que acreditam que Lula foi “inocentado”, eu afirmo com convicção, essa é a maior FakeNews dessa campanha. Lula nunca foi inocentado. Ele foi condenado por 13 juízes separadamente, em 3 instâncias diferentes e teve inclusive sua pena aumentada.
O que ocorreu foi que seu julgamento foi anulado por seus parceiros do STF e ele escapou da condenação por uma brecha judicial. Mas o Ministro Fux afirmou categoricamente: “Os crimes existiram, as provas são reais, mas pelo processo ter corrido no Foro errado, ele deve voltar ao início.”
Diante disso, eu te pergunto:
“Se o Ministro Fachin anular o processo do anestesista que estuprava gestante durante o parto por ter sido processado no foro errado, você levaria sua esposa para fazer o parto com ele?”
Pandemia:
Você sabia que morreram mais pessoas absoluta e proporcionalmente nos EUA do que no Brasil? Você sabia que morreram também absoluta e proporcionalmente mais pessoas no governo Biden do que no governo Trump? Agora, você já ouviu a frase “Biden Genocida!”? Não, né? Por que será? Deixo essa pergunta no ar para você…
Muitos atribuem a responsabilidade das mortes da Pandemia a Bolsonaro, mas devemos lembrar que o próprio STF limitou o poder da União e atribuiu aos estados e prefeituras a gestão do combate. Restou ao Governo Federal repassar recursos e comprar vacinas – e isso ele fez em abundância.
Bolsonaro teve falas infelizes durante a Pandemia, sim! Poderia ter feito muitas coisas diferentes, mas uma coisa é fato: o Brasil foi um dos primeiros países a vacinar em massa e não faltou vacina para quem quis em nenhum momento.
Inclusive, muitas das coisas que Bolsonaro falava começam vir à tona agora: o Lockdown da maneira que foi feito foi ineficaz, gerou fome, desemprego, inflação, doenças mentais, evasão escolar, danos pedagógicos etc. Medicamentos tido como ineficazes já possuem estudos afirmando que poderiam ter salvado muitas vidas.
Ele também foi um assíduo defensor das liberdades individuais e daqueles que não podiam ficar em casa (nunca foi “Fique em casa, se puder”), pois precisavam colocar comida na mesa. Defendeu também a autonomia médica no tratamento, o direito de escolha de cada um de colocar uma vacina experimental em si e em seus filhos pequenos, o direito de se expressar livremente etc.
Dito isso, em contraste com todos os avanços que citei acima, o Plano de Governo do PT é claro: regulação da imprensa e das mídias sociais, extinção do teto de gastos, irresponsabilidade fiscal, revogação da reforma trabalhista, fortalecimento do MST, mais impostos, volta do sindicalismo, liberação de drogas, aborto, controle social etc.
Tudo isso sem falar no retorno de toda a quadrilha que assaltou o país por anos, as doações para ditaduras, o alinhamento político com Maduro, Ortega, Fernandez, aparelhamento das instituições…
Nessas eleições, não se trata apenas da escolha de um Presidente, o que está em jogo é a nossa LIBERDADE!
Duvida? É só olhar para a CENSURA do TSE covardemente imposta à Jovem Pan, um dos maiores veículos de imprensa da atualidade, que teve a sua liberdade cerceada para falar sobre fatos históricos que manchassem a reputação de Lula.
A Produtora Brasil Paralelo também teve seu documentário “Quem mandou matar Jair Bolsonaro” censurado mesmo antes de ser lançado! Pior, o TSE afirmou que todos os fatos eram verídicos, porém, “poderiam induzir o espectador a conclusões equivocadas”. Você percebe o absurdo disso? Olha a margem e o precedente que abre para censurar qualquer coisa que vá contra à narrativa que querem monopolizar.
Ainda, o TSE, em mais uma demonstração de ativismo judicial, determinou que, em vez de 225 inserções televisivas para candidato, seguindo o formato igualitário do segundo turno, Lula ficasse com 395 e Bolsonaro apenas com 55 – dando ao candidato petista 12 vezes mais inserções na reta final da campanha dos dias 20 a 28 de outubro.
Isso acaba com as bases da Democracia. É o establishment fazendo o possível e o impossível para eleger Lula de todas as formas.
Em outro episódio recente, o Ministro do STF Alexandre de Moares mandou a Polícia Federal na casa de grandes empresários brasileiros – e qual havia sido o crime? Um deles, escreveu em um grupo privado de WhatsApp em tom de desabafo: “Eu preferia a volta da ditatura à eleição do Lula”. E o outro respondeu com uma figurinha. Ambos tiveram seus celulares e computadores confiscados e suas contas bancárias bloqueadas. Por causa de um bate-papo de WhatsApp!
Se com toda a resistência, o nível de censura e perseguição já está assim, imagina se o sistema retomar o poder? Detalhe que o próximo Presidente poderá escolher dois novos Ministros para o Supremo da mesma estirpe daqueles que estão promovendo toda esta instabilidade política sem deixar o Chefe do Executivo governar.
Enfim, na hora de votar, perceba que não se trata de escolher entre Lula e Bolsonaro, mas de escolher entre duas IDEOLOGIAS completamente diferentes para o nosso Brasil.
Com o país em ascensão, temos tudo para crescer e ficar no rumo da prosperidade nos próximos 4 anos, o Congresso foi totalmente renovado e está mais favorável ao Governo permitindo que ele faça as reformas necessárias para o país, por que você optaria por mudar esse rumo e seguir o destino fracassado e autoritário de Argentina, Venezuela, Chile, Colômbia, Nicarágua, Cuba…?
Por fim, para aqueles que afirmam que o PT governou o Brasil de 2002-2016 e não viramos uma Venezuela, fomos a 6ª Economia do mundo, muita gente nas universidades etc. Vale lembrar o contexto daquela época, o boom das commodities, nossos parceiros emergentes crescendo mais do que nós… Depois que o dinheiro internacional abundante acabou, veio a conta para nós pagarmos. O PIB chegou a despencar 7% em dois anos, inflação disparou, o desemprego chegou a quase 15 milhões de brasileiros – tudo isso sem Pandemia, Guerra, nada…
Sem falar nos últimos lugares do Ranking do PISA, uma nação de semianalfabetos, violência explodindo, Estado totalmente inchado sem capacidade de investimento, invasões do MST, milhares de sindicatos e servidores sugando o país, Estatais em frangalhos, desvios em praticamente todas as obras etc.
Pense em tudo isso, reflita bastante sobre o seu voto nesse segundo turno.
Compartilhe esse texto com o máximo de pessoas e me siga nas redes sociais:
Paulo Machado
www.paulomachado.com
Instagram: www.instagram.com/Paulo.Machado.Oficial
Youtube: www.youtube.com/c/PauloMachadoConsultor
LinkedIn: www.linkedin.com/in/paulorbmachado