Eu sou totalmente contra o aborto. Não irei atacar aqui quem pensa diferente. O que vou fazer é apenas responder respeitosamente aos principais argumentos de quem acredita que este é um direito da mulher.

Se você tem uma opinião diferente, compartilhe comigo quais são os argumentos que levaram você a ter essa posição. Estou sempre disposto a ouvir e aberto a rever minhas convicções. Talvez você me fale algo que eu nunca tinha ouvido e me faça pensar diferente.

Observação: Aqui falarei apenas da gravidez fruto de uma relação consentida e que não apresente risco de vida para a mulher. Os casos já previstos em lei deixarei para falar no futuro.

1) É direito da mulher fazer o que quiser com o seu corpo

Concordo. Com o SEU corpo. Tanto que não há nenhuma lei que a impeça de doar um órgão se ela quiser. Porém, aqui estamos falando de um outro ser humano que não faz parte de seu corpo.

Adendo: “Essa é uma decisão da mulher”

A partir do momento que envolve tirar a vida de um outro ser, essa decisão não diz mais respeito somente a ela.

2) Uma questão religiosa não pode se sobrepor em um estado laico

Ainda que você tire totalmente a questão religiosa da discussão, o princípio continua o mesmo. Aqui não estamos falando de crenças ou religião, mas de um princípio universal de proteção à vida e o direito de existir.

3) Você só está preocupado com que ele nasça e não com a vida que ele vai ter

Esse tipo de mentalidade é a mesma que prega que, para eliminar a miséria, deve-se eliminar os miseráveis. Então, todos os filhos de miseráveis, ou aqueles que têm alguma deficiência como Síndrome de Down deveriam ser exterminados? Quem vai ser o juiz para determinar o valor de cada um diante da possibilidade de futuro que ele vai ter?

4) O aborto é um direito reprodutivo da mulher

Existem opções para não engravidar: não ter relações desprotegidas, anticoncepcional, preservativo, laqueadura, vasectomia… e, se em gravidar, ela ainda está amparada por lei para colocar seu filho para adoção sem nenhuma penalidade legal. Inclusive, a fila de adoção é grande para mães que não podem engravidar. O aborto jamais deve ser visto como um método contraceptivo. As pessoas (homens e mulheres) são livres para escolher se relacionar, mas, a partir do momento que a gravidez ocorre, ambos são responsáveis pelas consequências.

5) Um feto antes de 3 meses ainda não é uma vida

Quando começa a vida? Quem pode ser o juiz para determinar o momento exato? Portanto, parto do princípio de do momento em que se forma o zigoto, gera-se a vida e dá-se início a um processo que, se não for interrompido, irá resultar em um ser único como nunca existiu antes e nunca existirá depois com seu próprio DNA e características.

Poderia encerrar este argumento aqui e você pode descartar a sequência se quiser, mas faço um adendo como espírita, pois o espírito já está ligado à mãe desde a concepção.

Você sabia que hoje há mais bebês negros sendo abortados do que nascendo em Nova Iorque? Imaginem se todo o esforço Pró-Aborto fosse direcionado à PREVENÇÃO da gravidez indesejada ou à conscientização de jovens para não aderirem uma vida de libertinagem.

E para quem diz que eu não tenho “lugar de fala” ou que “homens não deveriam opinar sobre aborto”, eu penso que isso não faz o menor sentido.

Primeiro, porque as mesmas palavras que escrevi poderiam ter vindo da minha esposa ou da minha mãe e em nada alterariam a essência de cada argumento.

E depois porque os homens devem ser tão responsabilizados quanto às mulheres pela gravidez. Eles (com razão) não têm a escolha de dizer se vão querer o bebê ou não. Terão que assumir o filho (a) e lidar igualmente com as consequências de suas escolhas.

Por fim, encerro novamente dizendo que o que compartilhei foi minha visão. Não tenho a intenção de atacar quem é a favor do aborto, julgar mulheres que já passaram por isso, nem de cair em discussões infrutíferas, mas não tenho medo de expor de maneira respeitosa meus pensamentos por trás dessa convicção.

Paulo Machado

www.paulomachado.com

Compartilihe este Artigo:

Compartilihe:

Entre em Contato:

Quer Alavancar os Resultados da sua Empresa? Solicite uma Proposta de Consultoria, Palestra ou Treinamento:

Entre em Contato

Preencha abaixo para solicitar uma Consultoria, Palestra ou Treinamento:

Conheça também o Programa Online de Desenvolvimento baseado no meu livro e ofereça a sua equipe: www.verdadeirosucesso.com

Paulo Machado
Paulo Machado
Paulo Machado trabalhou por vários anos ligado à ONU, aprendeu 5 idiomas, viajou por quase 30 países, morou no Canadá e na Itália, onde trabalhou com o jogador de futebol Clarence Seedorf no Milan.

É Professor Referência da PUCPR, autor do livro “O Verdadeiro Sucesso” e hoje, com mais de 20 anos de experiência, ajuda pessoas e empresas a crescerem por meio de sua Consultoria, Palestras e Treinamentos.