Sabe… meu estilo de Palestra e Treinamento sobre motivação é bem diferente daqueles que você talvez possa imaginar: música alta, gente pulando, frases de efeito etc. Nada contra, simplesmente não é meu estilo.

Eu prefiro ir por uma linha de conscientização de líderes e colaboradores sobre que realmente motiva o ser humano. Sem esse entendimento claro, fica muito difícil motivar (e manter motivada) uma equipe em qualquer empresa.

Mas, afinal, por que é tão importante que uma equipe esteja motivada? Porque isso tem tudo a ver com o seu nível de energia e, por consequência, seus resultados. (Você consegue imaginar uma equipe de alta performance apática, insatisfeita?)

E o que realmente motiva as pessoas no trabalho – haja vista que pessoas têm diferentes motivações e elas ainda mudam conforme a situação e o estágio na carreira? Ex. Salário, aprendizagem, status, realização, estabilidade…

Para responder esta pergunta, acho que fica mais fácil entender quando falamos sobre o que desmotivas os colaboradores de uma empresa. Dentre alguns fatores, eu destacaria principalmente os 5 a seguir, qual deles tem um peso maior para você?

1) Falta de Oportunidades de Crescimento e Desenvolvimento:

Os funcionários podem se sentir desmotivados e insatisfeitos com o trabalho quando não têm a oportunidade de crescer e desenvolver suas habilidades profissionais. A falta dessa perspectiva, aliada à ausência de treinamentos, mentorias ou promoções podem levar os funcionários a procurar outras oportunidades de emprego.

2) Ausência de Propósito e de Metas Claras:

Quando você não consegue enxergar um porquê por trás de seu trabalho, não entende a razão pela qual seu trabalho tem significado, isso gera um vazio que leva à falta de motivação. Esse cenário só piora quando não se tem metas claras e mensuráveis, objetivos bem definidos que você deve conquistar e tem uma compreensão clara do que é esperado de você.

3) Falta de Liderança, Reconhecimento e Feedback:

Uma má relação com seu líder imediato são uma das principais causas de pedidos de demissão. A baixa inteligência emocional e capacidade de se relacionar bem com os outros do gestor configuram o cenário perfeito desmotivar uma equipe. Adicione a isso à falta de reconhecimento e feedback e você terá a receita perfeita para ter um time de baixa performance e repleto de conflitos.

4) Cultura Tóxica ou Ambiente de Trabalho Negativo:

Um ambiente de trabalho negativo, com falta de comunicação e respeito, pode desmotivar os funcionários e afetar negativamente sua saúde mental e emocional. Se a empresa não estiver comprometida em manter uma cultura de trabalho saudável, a tendência é que os melhores profissionais saiam.

5) Falta de Equilíbrio entre Trabalho e Vida Pessoal:

Eis uma coisa que está sendo cada vez mais valorizada atualmente. Se as pessoas da sua equipe se sentirem sobrecarregados com trabalho e não tiverem tempo suficiente para sua vida pessoal, isso pode até funcionar por um tempo, mas, eventualmente a conta irá chegar. Baseie sua cobrança pela entrega de resultados e não pelo tempo de trabalho, seja flexível e, principalmente, treine seus colaboradores a serem mais eficientes e produtivos dentro do horário do expediente!

Inclusive, Produtividade e Alta Performance será o próximo tema da nossa série sobre as Palestras e Treinamentos mais contratados pelas melhores empresas, fique ligado nos próximos capítulos.

Para saber mais, acesse: www.paulomachado.com

#Motivação #Palestras #Treinamentos #Carreira #DesenvolvimentoPessoal #Softskills #Gestão #Liderança #GestãoDePessoas

Published On: março 10th, 2023 / Categories: Sem categoria / Tags: , , , , /

Conecte-se comigo

Receba em primeira mão os novos artigos, vídeos, novidades e muito mais…