Qual é a melhor universidade do mundo? A resposta para esta pergunta é indiscutivelmente Harvard, em Boston nos Estados Unidos. Isso não é novidade para muita gente. Mas, qual é o curso mais concorrido em Harvard? Pouca gente sabe, mas é um curso chamado “The Happiness Advantage” (A Vantagem da Felicidade), do professor Shawn Achor, autor do livro homônimo.
E do que se trata? Da quebra de um paradigma. Shawn afirma que, assim como Copérnico revolucionou a maneira como enxergamos o universo ao constatar que a Terra girava em torno do sol, a sociedade sempre enxergou a fórmula da felicidade de uma maneira errada. Sempre fomos ensinados que: se trabalharmos duro durante muito tempo, um dia alcançaremos o sucesso e, somente quando formos bem sucedidos, nós seremos felizes.
Entretanto, essa fórmula tem dois grandes erros. Primeiro, não existe um ponto de satisfação onde a possamos dizer “agora considero-me bem sucedido” porque quanto mais perto do sucesso você chega, mais ele se distancia. Cada vez que você escala uma montanha, você descobre outra maior atrás dela. Temos uma necessidade natural de estar em constante crescimento. Portanto, nesta concepção a felicidade nunca chega.
Mas o principal erro é que a fórmula está ao contrário! Por meio de mais de 200 estudos comprovados cientificamente em mais de 275 mil pessoas, tornou-se evidente que é a felicidade que nos leva ao sucesso e não o oposto. Isso vale em praticamente todas as áreas de nossa vida como: casamento, saúde, amizade, carreira, negócios etc.
No livro, o autor relata especificamente diversos experimentos (alguns duraram décadas para ser concluídos) onde todos revelam que são as pessoas mais felizes que se tornam mais bem sucedidas no futuro enquanto aquelas que sofrem um martírio diário na crença de uma recompensa futura estão fadadas à total decepção.
Mas, afinal, qual é a definição de felicidade?
Após ter estudado diversas definições deste conceito tão relativo, Shawn Achor cunhou a sua própria da seguinte maneira: “Felicidade é a alegria que sentimos quando estamos evoluindo, batalhando para alcançar o nosso verdadeiro potencial. É a experiência de emoções positivas combinadas que sentimentos profundos de significado e propósito”.
A partir dessas premissas, ele viajou o mundo durante 12 anos para aprofundar as pesquisas na relação entre felicidade e sucesso e constatou que existem padrões que se repetem em todos os lugares, seja em Massachusetts ou nos vilarejos do Zimbábue. Com esses padrões comprovados, ele criou 7 princípios que todas as pessoas felizes e bem sucedidas seguem e que estão descritos em seu livro: http://www.livrariasaraiva.com.br/…/o-jeito-harvard-de-ser-…
A conclusão é simples e direta: não espere para ser feliz amanhã ou um dia quando alcançar algo pois estará agindo como o “burro que persegue a cenoura presa na vara seu domador”. Seja feliz hoje e esta será a sua maior vantagem sobre os outros para alcançar o sucesso em todas as áreas da sua vida.

Gostou? Então, acesse agora: www.paulomachado.com para saber mais.

Published On: maio 27th, 2015 / Categories: Blog / Tags: , , /

Faça parte do meu Mailing

Receba em primeira mão os novos artigos, vídeos, novidades e muito mais…

    100% Seguro | 0% Spam