Por que é tão difícil e qual é o caminho para conseguir superar a Depressão?

Não sou psiquiatra, nem psicólogo, mas, a partir de tudo que estudei e da minha experiência própria, gostaria de compartilhar uma reflexão com o objetivo de levar uma mensagem de esperança àqueles que estão passando por um momento difícil.

A grande dificuldade para vencer esta batalha é que você precisa de uma combinação de duas forças simultaneamente.

A Primeira Força…

A primeira delas é você ser capaz de colocar em prática algumas ações específicas para corrigir, consertar, organizar sua vida, fazendo com que as causas que estão gerando a depressão cessem. (Princípio de Causa e Efeito)

O grande problema é que neste estado você não tem a ENERGIA necessária para colocar em prática as ações que fariam você sair desse buraco. Por isso, só essa força não é o suficiente e é aí que entra a segunda parte…

A Segunda Força…

A segunda força é você conseguir equilibrar fisiológica e quimicamente o seu corpo para conseguir ter uma certa reserva de energia para dar início ao processo. E, para alcançar esse equilíbrio, muitas vezes é necessário o uso de medicamentos com o acompanhamento de um psiquiatra.

(Mas, lembre-se, você precisa das duas forças ao mesmo tempo. Não basta tomar os comprimidos e achar que eles sozinho irão mudar sua vida.)

A Principal Barreira

Só que é aí que entra o cerne de toda a questão: as pessoas têm VERGONHA de expor que estão com depressão e procurar ajuda. Por isso, acabam nunca dando o primeiro passo, o estado permanece, ela fica sem perspectiva de melhora e vai perdendo gradativamente as esperanças.

Por isso, eu espero que essa mensagem ajude você a superar essa barreira e dar o primeiro passo que é conseguir dizer: “Preciso de ajuda”.

E você que tem alguém com depressão próximo, estenda a mão, pois muitas vezes essa pessoa não vai conseguir ter a iniciativa de pedir essa ajuda.

Compartilhe esta mensagem

Compartilhe com seus amigos e ajude a levar uma mensagem de esperança para alguém que está passando por esse momento de escuridão – que provavelmente todos nós cedo ou tarde iremos passar também.

www.paulomachado.com

 

Dados sobre a Depressão

Alguns dados sobre a Depressão no Brasil e no Mundo. Nunca tivemos uma sociedade tão doente mentalmente. Os números são assustadores:

  • Saúde mental é maior preocupação das pessoas no mundo hoje (mais que câncer, obsesidade, AVCs, Ataques Cardíacos, Diabetes…) (Fonte: Ipsos, Global Health Monitor)
  • 1 a cada 5 profissionais brasileiros sofrem com a Síndrome de Burnout. (Fonte: Congresso Brasileiro de Psiquiatria – CBP 2022)
  • A Pandemia gerou um aumento de 27,6% nos casos de Depressão que subiram de 193 milhões para 246 milhões de pessoas. (Fonte: OMS, Mental Health and Covid).
  • O Brasil é o país com maior índice de Depressão em toda a América.
  • 1 a cada 3 meninas do ensino médio já cogitaram suicídio. Um aumento de 60% em relação a 2011. (Fonte: CDC, Centers for Disease Control, USA).
  • O suicídio é a segunda maior causa de mortes em crianças entre 10 e 14 anos de idade, atrás apenas de lesões não-intencionais. (Fonte: Forbes)

Compartilihe este Artigo:

Compartilihe:

Entre em Contato:

Quer Alavancar os Resultados da sua Empresa? Solicite uma Proposta de Consultoria, Palestra ou Treinamento:

Entre em Contato

Preencha abaixo para solicitar uma Consultoria, Palestra ou Treinamento:

Conheça também o Programa Online de Desenvolvimento baseado no meu livro e ofereça a sua equipe: www.verdadeirosucesso.com

Paulo Machado
Paulo Machado
Paulo Machado trabalhou por vários anos ligado à ONU, aprendeu 5 idiomas, viajou por quase 30 países, morou no Canadá e na Itália, onde trabalhou com o jogador de futebol Clarence Seedorf no Milan.

É Professor Referência da PUCPR, autor do livro “O Verdadeiro Sucesso” e hoje, com mais de 20 anos de experiência, ajuda pessoas e empresas a crescerem por meio de sua Consultoria, Palestras e Treinamentos.