Você já ouviu falar na sigla ROI (Return on Investment)? É um termo utilizado no mundo das finanças que significa o valor que você obtém por determinado investimento.
Por exemplo, se você investe 1.000 e, em 1 ano, obtém 1.010, você teve um ROI baixíssimo de 1%. Mas, aí você pode falar: “Mas Paulo, eu ainda assim saí no azul, com mais dinheiro do que entrei.”. Sim, mas existe uma armadilha que é o Custo de Oportunidade que deve ser colocado nesta equação.
Por exemplo, enquanto você gastou tempo, dinheiro e energia neste investimento que deu um retorno praticamente igual a zero, você poderia ter utilizado este valor para um investimento que trouxesse um ROI de 10-15%.
E no nosso dia a dia?
Agora, vamos sair do mundo das finanças e pensar em nosso dia a dia. Qual está sendo o seu ROI das atividades que você está empregando no seu trabalho?
A grande maioria das pessoas gasta muitas horas do dia realizando coisas que não trazem nenhum retorno efetivo e permanecem confortavelmente na ilusão de estarem produzindo quando na verdade estão apenas ocupando o seu tempo.
E como aumentar o seu ROI? Colocando o seu foco nos resultados. Vou dar um exemplo pessoal para ficar mais fácil de entender, preste bem atenção:
Exemplo:
Eu comercializo um Programa de Desenvolvimento Online e o caminho de compra do cliente é o seguinte:
1) Acessar o site www.verdadeirosucesso.com
2) Fazer o Teste Gratuito
3) Comprar o Programa
Então, com base em números ilustrativos, vamos supor que:
1) 100 pessoas acessam o site
2) dessas 100, 10 chegam a fazer o teste
3) dessas 10, 1 de fato compra o Programa
Observando esses números, eu poderia dizer que para vender 1 Programa, eu preciso de 100 pessoas acessando o meu site. Se eu quiser vender mais nessa frente, só tem 3 caminhos:
1) Aumentar o número de visitantes
2) Aumentar a taxa de conversão dos visitantes que preenchem o formulário
3) Aumentar a taxa de conversão dos que compram
Portanto…
Portanto, 80% do meu trabalho deve ser focado em aumentar essas 3 coisas. Todo o resto é secundário ou perda de tempo (lembra do Custo de Oportunidade?). A cada atividade que eu realizo no meu dia, eu devo me perguntar: “Isso está contribuindo significativamente para o aumento de uma dessas 3 coisas?”.
Se eu não perguntar isso, vou acabar sendo seduzido por atividades “fáceis e agradáveis”, mas que não trazem resultados efetivos.
No seu caso, você também precisa construir essa métrica. Peter Drucker afirmava: “Aquilo que pode ser medido, pode ser gerenciado.” Então, você também precisa ter alguma forma de mensurar e avaliar seus resultados.
Por isso, pare e avalie essa relação do ROI na forma como você vem conduzindo sua vida profissional e, a partir desta reflexão, preencha seu tempo com atividades de alto valor.
#Foco #Resultado #ROI #DesenvolvimentoPessoal #Produtividade