Você já ouviu falar em “Elevator Pitch” (venda no elevador)?
Trata-se de uma técnica de apresentação/vendas que está sendo cada vez mais utilizada no mundo moderno onde a atenção das pessoas é escassa e extremamente disputada.
Imagine que você acabou de entrar em um elevador da cidade de Nova Iorque e apertou o botão do 80º andar. Pouco antes de fechar a porta, entra o CEO da companhia, quem você está há meses tentando ter a oportunidade de falar sobre um novo projeto. Você tem ali exatamente 60 segundos com ele, o que você diz?
Esse é o contexto do termo “Elevator Pitch”.
Mas, isso não vale somente diante de CEOs. A facilidade ao acesso da informação tornou o mundo muito impaciente. Hoje, você deve ser capaz de despertar o interesse e prender a atenção do seu público-alvo em poucos instantes. Fazendo uma analogia, é como um leitor que folheia uma revista e você ou o seu produto/serviço são apenas uma das diversas matérias que ele tenderá a passar rapidamente – a menos que você o freie.
Diante deste cenário, é essencial que você saiba se vender com agilidade. Pode parecer óbvio, mas grande parte das pessoas não sabe explicar claramente em 60 segundos três questões-chaves em uma apresentação: quem são, o que fazem e quais vantagens oferecem.
Por exemplo, vamos supor que você encontre o seu cliente dos seus sonhos e que ele lhe conceda 1 minuto do seu precioso tempo. Pare a leitura um instante e imagine-se na situação acima. Como você se vende em 1 minuto? Caso seja empresário ou vendedor, imagine que está vendendo o seu produto/serviço.
Colocando em prática prática
(Faça uma simulação agora – às vezes as melhores oportunidades surgem de surpresa).
…
Provavelmente, você encontrou algum tipo de dificuldade – é normal. O que realmente impressiona é que poucos, mesmo percebendo esta necessidade, se esforçam para ter uma boa apresentação. É por isso que continuam sendo raros aqueles que conseguem responder a uma pergunta básica: “Por que devo prestar a atenção em você?”
Se você souber fazer isso e tiver com o seu discurso bem ensaiado, já estará acima da média. Contudo, há aqueles ainda que, além de deixar uma mensagem bem entendida, conseguem encantar seu interlocutor de modo que ele passe a desejar aquilo que está vendendo (Ex. Steve Jobs*).
São os excepcionais, aqueles que todos buscam. Para chegar lá, não existem fórmulas prontas. São necessários anos de prática e experiência, mas o simples fato de ter este objetivo norteando suas ações já será um grande passo.
Como seria o meu Elevator Pitch
Por fim, talvez você tenha a curiosidade de saber como eu que escrevo este texto me venderia na situação acima. Então, aproveito para compartilhar o que eu diria:
“Meu nome é Paulo Machado, sou consultor e meu trabalho consiste basicamente em formular e executar uma estratégia eficaz para alavancar seus negócios.
Neste processo, realizo pessoalmente diversos serviços para que você tenha 1. um marketing de excelência, 2. uma equipe de alta performance e 3. processos eficientes e otimizados.
Cada caso é tratado como único e meu maior diferencial é justamente poder trabalhar lado a lado com o cliente, compreendendo seus reais objetivos de modo a poder oferecer um conjunto de soluções totalmente personalizado para suas necessidades.”
O que achou?
Compartilihe este Artigo:
Compartilihe:
Entre em Contato
Preencha abaixo para solicitar uma Consultoria, Palestra ou Treinamento:
Conheça também o Programa Online de Desenvolvimento baseado no meu livro e ofereça a sua equipe: www.verdadeirosucesso.com